Amostras grátis, displays, móbiles, tótens são só alguns exemplos – os mais frequentes – de materiais promocionais para PDV. Mas não são as únicas opções. Produtos delicados, sanitizantes, alimentos, medicamentos também são distribuídos às lojas e necessitam de tratamento especial. Todos esses têm algo em comum: a necessidade de certificações para que tudo aconteça com rigor de qualidade.
Você já deve saber: certificações são normas que orientam e conduzem as atividades empresariais dentro de padrões de qualidade nacionais e internacionais. Na logística de materiais promocionais, elas são indispensáveis para a correta armazenagem, distribuição e manuseio.
Além disso, dependendo do tipo de material promocional a ser manipulado, pode ser necessário obter certificações adicionais para garantir a segurança e a conformidade com as regulamentações.
Tudo isso se torna essencial para o setor de marketing e publicidade, pois suas campanhas dependem diretamente do correto manuseio desses materiais. Por isso, é importante conhecer as certificações e se preparar para conquistá-las.
A importância dos materiais promocionais para o marketing
Se uma campanha de marketing envolver o uso de produtos no ponto de venda, a logística de materiais promocionais será crucial para o sucesso dela. Isso porque os materiais promocionais são itens produzidos de maneira personalizada para promover a imagem de uma marca e apoiar as vendas.
Como dissemos, esses materiais podem ser brindes, amostras grátis, embalagens exclusivas, canetas, camisetas, sacolas, entre outros, ou intangíveis, como conteúdo de marketing digital em displays, telas touchscreen para interação e integrações do PDV com as mídias sociais, por exemplo.
A verdade é que os materiais promocionais são ferramentas poderosas para o marketing, pois colaboram para a lembrança de marca, diferenciação da concorrência, incentivo de vendas, engajamento dos consumidores para a fidelização do cliente.
Dessa forma, são elementos essenciais nas campanhas para as empresas alcançarem seus objetivos de marketing, mas, para isso, é necessário conhecer os principais riscos associados a sua logística e enfrentar os desafios com qualidade e segurança.
Alguns riscos associados ao manuseio de materiais promocionais
A logística de materiais promocionais é uma atividade que requer um controle rígido de qualidade na manipulação dos produtos, pois atua com naturezas distintas de insumos, tais como alimentos, medicamentos e cosméticos.
O manuseio inadequado desses materiais pode representar riscos para os profissionais envolvidos, para a qualidade dos produtos e para o seu consumo final. Por isso, é recomendado conhecer os principais riscos dessa atividade para ações preventivas.
O risco de contaminação é um dos mais conhecidos no manuseio de alimentos e bebidas, especialmente se não forem armazenados corretamente. Esse risco pode causar graves consequências ao cliente no ponto de venda, caso este venha a consumi-lo.
O risco de lesões também é muito disseminado quando o assunto é segurança no trabalho. Alguns materiais promocionais, como caixas pesadas ou produtos volumosos, podem representar risco de lesões físicas se não forem movimentados e transportados corretamente.
O risco de dano aos materiais promocionais também podem ocorrer durante o transporte, armazenamento e manipulação, o que pode resultar em gastos extras à campanha para substituição ou reparo.
Há também os riscos de violação de leis e regulamentações na logística de materiais promocionais, o que pode resultar em multas e outras penalidades.
Por esses motivos e riscos, as certificações desempenham um papel necessário na sua redução e na prevenção de problemas futuros.
Principais certificações para a logística de materiais promocionais
A adequação da atividade logística a uma certificação pode trazer diversos benefícios para as empresas, como a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, o aumento da satisfação do cliente e mais eficiência para a organização como um todo.
Além de uma obrigação em alguns casos, as certificações também podem ser um diferencial competitivo para a empresa, demonstrando o compromisso com a qualidade e a busca pela excelência. Conheça algumas das mais importantes para a logística de materiais promocionais.
- ISO 9001:2015: norma internacional para o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade em uma organização. Seu objetivo é ajudar as empresas a melhorar os seus produtos ou serviços de forma contínua e suas regras podem ser aplicadas a todos os setores e portes de organizações.
- Certificações para o manuseio de alimentos: existem algumas certificações internacionais disponíveis que podem ser obtidas para a manipulação, armazenamento e preparação de alimentos de forma segura. Algumas das mais conhecidas são a Certificação em Segurança Alimentar, a HACCP e a FSPCA (Food Safety Preventive Controls Alliance). No Brasil, também é importante atender às boas práticas de manipulação de alimentos de acordo com as regras da ANVISA, pois isso garantirá que os alimentos sejam manuseados de forma segura e saudável para o consumo.
- Certificações AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa): a AFE é um registro obrigatório para empresas que atuam no setor de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária no Brasil. Há quatro certificações importantes de se conhecer para a logística de materiais promocionais. São elas: a AFE Saneantes para produtos que controlam micro-organismos, a AFE Medicamentos para a produção, armazenamento, transporte e distribuição de medicamentos, a AFE Correlatos para produtos de saúde que não se enquadram na categoria de medicamentos e a AFE Cosméticos para esse rol de produtos.
- SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit): a SMETA não é uma certificação oficial emitida por um órgão regulador, mas é uma auditoria independente que avalia a conformidade de uma empresa de acordo com as normas éticas e sociais estabelecidas pela Sedex. A auditoria avalia uma série de critérios, incluindo saúde e segurança, condições de trabalho, direitos humanos, meio ambiente e ética nos negócios. O resultado é um relatório de melhorias para adequação.
Para obter as certificações, as empresas devem apresentar uma série de documentos e informações e, em alguns casos, planos de gerenciamento de resíduos e de prevenção de acidentes.
É importante destacar que a falta de alguma certificação necessária pode levar à suspensão das atividades de logística de materiais promocionais, assim como gerar multas e outras penalidades impostas pela legislação.
As certificações para a logística de materiais promocionais trazem uma série de vantagens
As certificações, além de adequarem as atividades de logística de materiais promocionais às normas e regras estabelecidas, trazem benefícios que agregam valor aos negócios e reduzem riscos.
Uma dessas vantagens é a conquista da confiança dos clientes e o aumento da reputação da marca diante deles, pois as certificações são uma demonstração de que a empresa está comprometida em manusear os materiais promocionais de forma segura e responsável.
As certificações beneficiam as empresas também em relação aos seus concorrentes, pois as diferenciam por meio de selos que agregam vantagem competitiva e demonstram a valorização da organização com a qualidade, a segurança e a regulamentação.
Por fim, as certificações para a logística de materiais promocionais podem ajudar as empresas a gerenciar e a reduzir o impacto ambiental de suas operações, promovendo práticas sustentáveis que colaboram com as práticas de ESG e com o planeta.
A PostALL Log possui todas essas certificações e é a parceira ideal para fazer logística promocional. A sua experiência assegura o cumprimento dos padrões de qualidade, garantindo a segurança dos materiais promocionais que são manuseados e agregando valor às campanhas de marketing.
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