Com a evolução da internet, a maioria das empresas estão digitalizando seus processos e operações, e com isso coletando e armazenando os dados dos seus clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros.
Por isso temos ouvido muito sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e como ela irá impactar os negócios.
Com o objetivo de garantir a proteção e a privacidade dos dados pessoais, a LGPD foi baseada no crescente uso indevido de informações de usuários de sites, redes sociais, e-commerces e clientes de empresas. Porém ela não diz respeito apenas aos dados coletados na internet, mas sim por qualquer forma de contato – o que inclui ambientes offline – como por exemplo uma ficha de papel ou uma ligação telefônica.
De acordo com a norma, a utilização dos dados pessoais não poderá ser feita de forma indiscriminada, sendo essencial que o cliente tenha total conhecimento de quais dados serão coletados e qual é a finalidade da atividade que os envolve.
Sendo assim, qualquer pessoa (física ou jurídica) pode exercer atividades relacionadas à coleta, transmissão e processamento de dados pessoais, desde que atenda aos requisitos impostos em lei que justifiquem a necessidade de posse e tratamento dessas informações. Sem isso, a coleta de dados será considerada uma prática ilegal.
Agora o principal desafio é que para atender os requisitos dessa nova lei, as empresas terão que adaptar todo seus processos de recolhimento, armazenamento e tratamento desses dados, garantido a segurança dessas informações.
A LGPD passou a vigorar em agosto desse ano, porém as punições em caso de desrespeito à lei ainda não estão valendo. O órgão responsável por fiscalizar as regras, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), não está plenamente estabelecido e espera-se que sua estrutura esteja pronta para atuar a partir de agosto de 2021. Até lá todas as empresas que operarem em território nacional deverão correr para se adequar as regras da nova lei.
Aqui na PostALL Log, além de adequarmos todos os processos e operações que envolvem os dados pessoais, a LGPD também está sendo encarada como uma política de compliance em TI, uma vez que contém um conjunto de boas práticas que devem ser seguidas com os dados coletados pela organização.
Por isso contratamos uma consultoria para garantir que essa nova legislação seja completamente cumprida. Assim todos os detalhes que precisam ser observados estarão nas mãos de profissionais preparados, que estudaram a lei a fundo e que podem nos dar as melhores orientações.
Como você pôde ver, a LGPD veio para mudar a forma como as empresas lidam com as informações dos seus clientes, e a PostALL não mede esforços quando se trata em investir na segurança da informação.
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