Com a Black Friday aproximando a confiança dos traders em alta, tudo indica que o varejo brasileiro caminha para um evento de grande sucesso, impulsionando as vendas e gerando um impacto positivo no mercado
A expectativa é alta para a Black Friday deste ano. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Cielo, mais de 60% dos comerciantes brasileiros estão confiantes de que as vendas superarão as do ano passado, e vão faturar mais na Black Friday deste ano. O levantamento, realizado em parceria com a Expertise, reuniu 201 lojistas de diferentes segmentos para medir a inflação do lucro às vésperas dos dados tão esperados.
O otimismo dos varejistas têm fundamentos: 30% dos entrevistados preveem um crescimento de vendas superior a 20%, enquanto 31% apostam em um aumento de 10% nas receitas. Outros 34% acreditam em uma elevação de 5% a 10% nas vendas em comparação com 2023. As expectativas refletem uma combinação de fatores, incluindo a recuperação econômica e o aumento das opções de pagamento.
Como faturar mais na Black Friday: tendências de pagamento em alta
Entre os destaques da pesquisa que prometem fazer os varejistas faturar mais na Black Friday, o Pix e o cartão de crédito aparecem como as formas de pagamento que mais devem crescer.
A confiança na agilidade e segurança dessas opções é evidente: 65% dos comerciantes esperam ver um aumento significativo nas transações feitas via Pix, 44% apostam no cartão de crédito e 40% acreditam que não há crescimento das vendas por meio de crédito parcelado. Para os lojistas, oferecer esses métodos de pagamento é crucial para atender à demanda durante a Black Friday.
Estanislau Bassols, presidente da Cielo, destaca a importância estratégica de dados para o varejo brasileiro faturar mais na Black Friday. “A Black Friday se consolida como um dos principais dados do comércio, não apenas para movimentar estoques e gerar receitas, mas também como uma tabela para as vendas de fim de ano”, afirma Bassols.
Ele ressalta que, para muitos varejistas, o dado é um verdadeiro aquecimento para a temporada natalina, com quase 60% dos comerciantes considerando esse período crucial para a preparação do final de ano.
Varejistas apostam em estratégias para lucrar mais na Black Friday
Com a Black Friday se aproximando, traders de todo o Brasil estão afinando suas estratégias para maximizar as vendas para lucrar mais na Black Friday e superar os resultados do ano passado.
A pesquisa revelou que mais de 80% dos varejistas pretendem oferecer descontos durante o período, e muitos já estão antecipando as promoções para atrair a atenção dos consumidores.
De fato, 77% dos entrevistados afirmaram que começarão as ofertas pelo menos uma semana antes da última sexta-feira de novembro, enquanto o restante concentrará os descontos no dia oficial. Isso é ótimo para que os varejistas possam se preparar para faturar mais na Black Friday.
A pesquisa apontou que 78% dos estabelecimentos começaram a se preparar com antecedência para a Black Friday. Entretanto, a intensidade da preparação varia: 41% dos varejistas iniciam o planejamento com menos de um mês de antecedência, enquanto 33% começam entre um e três meses antes.
As lojas físicas continuam a ser o carro-chefe para 61% dos entrevistados, enquanto 16% esperam alavancar vendas pelo WhatsApp e 9% acreditam que as redes sociais serão um canal decisivo. Quando se trata de divulgação, 55% preferem usar as redes sociais para promover ofertas, seguidas pelo WhatsApp, escolhido por 17%. Ainda assim, 15% definiram no próprio ponto físico como um canal importante de divulgação.
Dicas para Black Friday
Lojistas e estabelecimentos estão apostando em estratégias para poder lucrar mais na Black Friday. Aqui, vão algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a alavancar as vendas durante um dos períodos mais movimentados do varejo.
1- Pix em alta
Para estimular ainda mais as vendas, use formas específicas de pagamento, como o pix que, de acordo com a pesquisa, é a opção favorita dos comerciantes, com 80% dos varejistas oferecendo vantagens ou descontos especiais para quem escolher essa modalidade. Já que, o pagamento em pix pode reduzir o custo de transação, beneficiando pequenos negócios a faturar mais na Black Friday, conferindo vantagens para o estabelecimento e para o consumidor final.
2- Benefícios para pagamentos em dinheiro
Além disso, a pesquisa revelou que 66% dos comerciantes também planejam benefícios para os pagamentos em dinheiro, destacando a preferência por métodos que beneficiem de forma imediata.
3- Preparação antecipada dos canais de vendas
A antecipação das promoções pode ser uma ótima estratégia para atrair consumidores que desejam fazer compras antes da data oficial. Oferecer vantagens por meio de pagamentos instantâneos, como o Pix, não só agiliza as transações como também gera segurança tanto para os consumidores quanto para os lojistas.
Dessa forma, com a preparação antecipada dos canais de venda ajuda a instigar os clientes a buscarem por promoções já na pré data oficial, o que ajuda o estabelecimento a faturar mais na Black Friday.
4- Invista em divulgação
Utilizar redes sociais para criar expectativa e manter o público engajado com promoções relâmpago pode fazer a diferença. O WhatsApp é uma excelente ferramenta para promoções personalizadas, e a ambientação do ponto físico com banners e anúncios pode ajudar a atrair mais clientes e ajudar o estabelecimento a faturar mais na Black Friday.
Preocupações e desafios
Apesar do otimismo, também há ressalvas para alguns varejistas. Um quarto dos comerciantes teme não conseguir vender o suficiente, ou que deixaria estoques parados e metas de vendas não atingidas.
Além disso, 21% estão preocupados com a perda de vendas, enquanto 18% têm golpes e fraudes. Para esses desafios, garantir a estabilidade dos sistemas e as ações antifraude são prioridades mencionadas por 15% e 13% dos lojistas, respectivamente.
Com as estratégias afinadas em mente, os varejistas esperam que a Black Friday deste ano traga não apenas altas vendas, mas também uma oportunidade de fortalecer a presença no mercado.
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