Uma boa estratégia é capaz de melhorar o PDV e a percepção da marca junto ao cliente
Investir em positivação de ponto de venda (PDV) pode gerar um aumento de vendas no negócio. Uma pesquisa da San Diego State University, apurou que 50% dos consumidores provavelmente mudarão de marca se a empresa não investir em uma boa estratégia de merchandising.
Assim, saber como funciona essa estratégia é fundamental para chegar lá, já que o PDV não é apenas um local onde o consumidor vai retirar um produto. Mais que isso, é a ponte que conecta e pode transformar a visão que o público tem da marca.
Em tempos em que conquistar o consumidor, retê-lo, fidelizá-lo e gerar boas experiências de venda é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, o PDV atua como um facilitador desse processo. Por isso, investir na positivação de PDV pode garantir bons negócios.
O que é positivação de PDV?
A positivação de PDV é uma estratégia criada e planejada para que a loja seja montada da melhor forma possível, visando a atração e a conquista de consumidores no ponto físico de venda. Dessa forma, tudo o que foi definido no planejamento de promoção de vendas, como as peças, displays, stoppers, adesivos, entre outros, podem ser organizados para a melhor experiência do consumidor.
Uma boa positivação passa por entregar e implementar o planejamento de forma adequada e estratégica, atraindo tanto o cliente final quanto o intermediário, como as redes varejistas de supermercados. Para isso, é preciso orientar o foco total das equipes envolvidas, da criação à logística, para a qualidade.
Não por menos, um estudo promovido pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) identificou que as empresas têm investido mais em campanhas promocionais. O orçamento, que antes era destinado exclusivamente à publicidade, passou a ser destinado a outras ações de comunicação. Hoje, 77% direciona parte da verba anual ao trade marketing.
Por que a positivação de PDV é importante?
O PDV é o local onde as vendas se concretizam de fato e, por isso, é um componente de alto impacto. Assim, boa parte dos esforços de marketing devem estar orientados ao ponto de venda para que as estratégias de comunicação estejam prontas para a efetivação das vendas.
Com a concretização das vendas, o investimento feito no PDV pode gerar um excelente retorno sobre o investimento (ROI), importante indicador que avalia o desempenho financeiro dos negócios. Dessa forma, a positivação de PDV passa a ser um elemento importante para os objetivos estratégicos do negócio.
Além disso, investir em uma positivação de excelência colabora para uma melhor imagem da marca junto ao público-alvo, já que o zelo com a estruturação dos PDVs e a experiência em torno deles facilitam a leitura que o público terá dos produtos e da marca. Por isso, estar atento aos pequenos detalhes como layout, displays, banners e outros materiais é essencial.
Detalhes a serem levados em conta
Não basta somente montar uma estratégia de positivação de PDV. É preciso executá-la da melhor forma e investir em mensuração de vendas.
A internet facilitou a vida de muitas pessoas e o e-commerce cresce a cada dia, porém, uma boa parte das vendas ainda são realizadas nas lojas físicas. Além disso, mesmo quando a venda é realizada digitalmente, o PDV ainda assume um papel-chave. O relatório “Shopper Story 2022” realizado pela Criteo, desvendou que 72% dos consumidores buscam em lojas físicas antes de comprar online. O estudo ainda prova a importância do omnichannel, já que durante o abrandamento das restrições da pandemia de Covid-19, as compras em lojas físicas aumentaram 20% no ano passado.
Dessa forma, os estabelecimentos precisam estar preparados e orientados para o melhor atendimento ao consumidor, realizando uma exposição visual atrativa dos produtos e que seja propícia às compras.
A atenção aos detalhes, como a disposição de produtos nas gôndolas e araras, a altura, o cheiro da loja, as cores fazem toda a diferença para despertar a atenção do consumidor. Além disso, a limpeza dos PDVs e higienização também são atraentes, principalmente após um período de pandemia e de cuidados diários com a saúde pelo qual passamos.
Do ponto de vista interno, um detalhe importante é estar atento ao desempenho da estratégia. Para isso, é fundamental investir em coleta de dados e análises para avaliar se a estratégia de positivação de PDV está realmente sendo efetiva. Esse tipo de análise também facilita analisar o volume de saída dos produtos das gôndolas para avaliação e melhor gestão do estoque.
Veja 5 dicas para uma boa positivação de PDV
Para que os produtos tenham uma apresentação destacada nos PDVs, é importante se atentar a alguns aspectos, como:
- Visual: a percepção visual do estabelecimento pelo consumidor, seja uma loja de roupas ou um supermercado, é fundamental para a decisão de compra, antes mesmo dele adentrar o espaço. Invista em uma vitrine atraente ou em uma porta com itens promocionais para despertar o desejo do cliente. Internamente, garanta que o espaço seja confortável e limpo.
- Experimentação: o produto está disponível ao toque e/ou à degustação do consumidor? Nesse aspecto, vale a pena investir em promotores uniformizados e/ou em materiais de apoio para facilitar o conhecimento do cliente, principalmente em se tratando de um lançamento de mercado.
- Disposição: os produtos e materiais promocionais devem estar no campo de visão do cliente, principalmente na altura dos olhos. Além disso, devem também estar ao alcance das mãos, seja nas gôndolas ou nos caixas. Um aspecto importante a se pensar aqui é na acessibilidade de Pessoas com Deficiência (PCDs) para que elas também tenham a experiência da positivação de PDV.
- Sinalização: o estabelecimento deve estar preparado para que o cliente possa circular de forma estratégica dentro do ambiente. Indique nomenclaturas para os corredores, dê destaques com placas e cores para seções e invista em uma boa iluminação para facilitar a leitura de setores pelos clientes.
- Manutenção: elabore uma estratégia de verificação constante dos materiais de PDV, tanto para que estejam sempre disponíveis ao longo da campanha, quanto para que estejam impecáveis. Deve-se ter um cuidado redobrado para não deixar materiais rasgados, amassados, quebrados ou defasados no PDV.
Dica bônus
Para que a estratégia se concretize da melhor forma, é fundamental também investir em uma boa logística para que os materiais promocionais cheguem com qualidade aos PDVs. A PostALL Log é um exemplo de empresa nesse ramo, que é especializada em logística promocional.
Nesse sentido, a operadora logística especializada em PDVs apostou no desenvolvimento dos seus funcionários para atuar com foco total na qualidade de montagem e preparação de kits promocionais e packs de produtos especiais e delicados.
Com isso, os clientes podem contar com uma parceira que entrega os materiais de PDVs com a melhor qualidade. E, hoje, ter um parceiro de logística que garantirá uma positivação de PDV sem problemas, te levará a um novo patamar de resultados. Faça uma cotação. Ligue para (11) 3789-3260 ou envie e-mail para contato@postall-log.com.br.