O serviço de logística para PDV facilita a gestão da cadeia de suprimentos para lojas, desde a produção do material até sua exposição ao consumidor.
Loja atraente é loja estratégica. Todo ponto-de-venda (PDV) precisa de uma excelente exposição do produto ou serviço para atrair a atenção dos consumidores e iniciar o processo de venda. Vários estudos já foram realizados para entender o comportamento do consumidor na loja, que vão desde a direção do olhar do cliente até o uso de cores e displays. Todos eles convergem para um fato: uma boa vitrine, atrelada ao ambiente de vendas, pode ser o diferencial definitivo para alcançar as metas da empresa. E é aí que entra o serviço de logística para PDV.
Com o intuito de manter iniciativas articuladas em todas as lojas, é necessário fazer um esforço logístico para armazenar, distribuir o material, priorizando o envio pontual, transporte seguro e correto, além da montagem adequada e padronizada. Esse é um desafio que muitas empresas se deparam após todo o processo criativo e de produção do aparato de merchandising.
Devido à sua natureza complexa, a jornada pode até assustar. Mas se feito com o parceiro correto, trará resultados importantes e um processo tranquilo. Entenda porque coordenar a logística promocional estrategicamente é tão importante.
Mas primeiro: o que é um serviço de logística para PDV?
Imagine que você planejou uma super ação de trade marketing para o dia das mães nas suas lojas. Para isso, mandou produzir mockups interativos do seu produto, tótens em tamanho humano, móbiles, displays e uma atualização no showroom. Está tudo pronto, mas aí você lembra de algumas questões:
- as lojas ainda estão em meio ao projeto promocional anterior;
- elas não terão como armazenar até o período correto;
- o material é delicado e não pode ser transportado de qualquer forma;
- os kits contendo o material que vai para cada PDV não estão montados;
- o recebimento precisa estar articulado entre todos os estabelecimentos comerciais;
- as empresas de logística comuns não sabem como lidar com esse tipo de material.
É sobre isso que estamos falando. O serviço de logística para PDV envolve o gerenciamento da cadeia de suprimentos para lojas, desde a coleta do material até sua exposição ao consumidor. Quando o trade marketing é coordenado, surge imediatamente a demanda de armazenar, circular e distribuir os produtos.
Tudo isso deve acontecer de forma eficaz para impactar positivamente a performance de vendas. No entanto, quando o volume desses materiais é grande, é hora de procurar um serviço especializado em logística para PDV, com expertise para garantir todas as entregas da forma planejada pela empresa.
Será que esse serviço é para mim?
O serviço de logística para PDV é direcionado a todas as empresas que demandam uma logística promocional para fazer acontecer suas estratégias de merchandising. Isso se mostra mais urgente sobretudo àquelas que possuem lojas em diferentes cidades de uma região ou espalhadas por todo o Brasil.
A promessa é de que, com um um operador logístico especializado em materiais e ações promocionais, as companhias terão tranquilidade com serviços de transporte, armazenagem, montagem de kits, positivação, negativação, logística reversa e manutenção. Tudo isso com o aval de quem já tem o know-how para executar cada uma dessas tarefas.
Geralmente, as áreas responsáveis pela contratação desse tipo de serviço se concentram nos departamentos de trade marketing, logística ou ainda agências especializadas na produção de material que desejam oferecer a solução de logística pronta.
Como funciona um serviço de logística para PDV?
São vários os pontos de atuação de um serviço de logística para PDV. É importante, portanto, encontrar um parceiro de confiança que demonstre desempenho excelente em cada um dos aspectos a seguir:
-
Armazenamento
O armazenamento deve ser adequado a diferentes formatos e tamanhos de materiais promocionais, com capacidade de distribuição imediata para todo o território nacional assim que solicitado. As embalagens devem ser pensadas e desenvolvidas para cada produto manuseado, garantindo a segurança e a integridade das peças. Em casos de campanhas específicas com itens de saúde, é fundamental averiguar se a armazenagem dispõe das licenças exigidas pela ANVISA.
-
Recebimento
Nos serviços de logística de PDV, o ideal é que o processo de recebimento seja facilmente agendado e acompanhado via plataformas online, as quais permitem que possíveis ocorrências sejam identificadas em tempo real.
-
Manuseio
Como os materiais costumam chegar a partir de produções independentes, é fundamental que o serviço de logística para PDV tenha expertise para executar a montagem dos kits promocionais. Isso deve ocorrer com o devido planejamento e separação das embalagens, de acordo com a demanda do cliente, peculiaridades dos materiais e inteligência de manuseio, capazes de gerar economia e segurança dos produtos no transporte.
-
Distribuição
O cronograma da campanha deve ser prioridade, sobretudo quando se trata de grandes volumes de material. Por isso, as equipes devem estar preparadas para entregar de forma ágil e eficiente.
-
Plataforma online
Dispor de sistemas online no serviço de logística de PDV permite que o processo seja feito sem burocracias. É importante contar com pedido via plataforma, acompanhamento de relatórios que mostram o status das entregas realizadas, disponibilidade de informações de data, horário e recebedor do seu material, além de meio de transporte utilizado.
-
Triangulação fiscal
A logística promocional também exigirá alguns requisitos fiscais. Para não ter dor de cabeça, é necessário contar com um parceiro que disponha de soluções e equipe dedicada especificamente à área Fiscal, para não haver problemas nas entregas.
-
Positivação
A positivação é a estratégia que assegura o bom funcionamento e exposição nos pontos de vendas com o objetivo de torná-los atraentes e conquistar mais clientes. Assim, o serviço de logística para PDV deve estar preparado para executar ações de positivação de materiais promocionais, de forma especializada e treinada para cada tipo de demanda.
-
Logística reversa
Tanto o material positivado no PDV, quanto equipamentos instalados em eventos devem ser tratados de forma especial, de preferência via sistema, garantindo desde a coleta no local de origem até a chegada do material na base de destino.
Nossa, parece muita coisa para articular!
A verdade é que além de todo o cenário mencionado, ainda há muitos outros pontos de atuação de um serviço de logística para PDV. Devido a tantas peculiaridades, é fundamental contar com um parceiro confiável, que abranja todos os aspectos fundamentais e ainda seja capaz de lidar em situações críticas, garantindo uma entrega eficiente. Assim, você só precisa solicitar e a logística especializada dará conta de todo o resto.
Nesse sentido, a PostALL Log é o parceiro ideal, já que possui uma estrutura inteligente, com instalações pensadas nos mínimos detalhes para armazenar, manusear, embalar e distribuir diversos tipos de produtos, desde materiais promocionais até produtos relacionados à saúde (ANVISA).
A empresa conta com um time de experts nesta área e em constante aprimoramento, além de uma série de certificações internacionais. Quer entender como podemos te ajudar? Ligue para (11) 3789-3260 ou envie e-mail para contato@postall-log.com.br.