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Logística nas Olimpíadas de Paris: o que o marketing pode aprender com o maior evento esportivo do mundo

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Logística nas Olimpíadas de Paris: o que o marketing pode aprender com o maior evento esportivo do mundo

logística nas olimpíadas com atletas disputando corrida
  • Fruta
  • julho 17, 2024
  • 6:49 pm

O setor pode extrair lições valiosas sobre gestão de grandes eventos, planejamento estratégico e operação em escala global.

 

A preparação para as Olimpíadas 2024 promete ser um espetáculo não apenas de habilidade atlética, mas também de organização e logística. Afinal, o evento vai muito além dos treinamentos intensivos e da escolha dos melhores atletas. A logística nas Olimpíadas de Paris desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer delegação e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem trabalhado incansavelmente para garantir que tudo esteja perfeitamente alinhado para o maior evento esportivo do mundo.

Mas o que o marketing pode aprender com esse evento mundial? Que insights podemos ter para aplicar na prática das empresas? Acompanhe aqui algumas dicas.

 

Olimpíadas 2024: logística em alta, marketing à todo vapor

A complexa logística necessária para as Olimpíadas 2024 oferece lições valiosas para as empresas. A importância de planejamento antecipado, escolha estratégica de locais e flexibilidade para atender às necessidades específicas dos atletas são táticas que devem ser observadas na preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris.  

Em entrevista à ISTOÉ Esportes, Rogério Sampaio, Diretor-Geral do COB, destacou que  essa preparação antecipada da logística nas Olimpíadas é um dos fatores chave para o crescimento do desempenho do Brasil nos últimos Jogos Olímpicos. “O processo começou em 2019, quando nós começamos a fazer as primeiras visitas a Paris, entender quais os locais que nós poderíamos utilizar para atender com vários serviços os nossos atletas, serviços de fisioterapia, de massoterapia, saúde mental, locais que eles pudessem também treinar durante os Jogos Olímpicos”, explica Rogério.

Explore os principais insights que um episódio tão importante como este pode oferecer para o setor. 

estádio de futebol nas olimpíadas

1- Planejamento antecipado e detalhado

  • Mapeamento de necessidades: Identificação e mapeamento detalhado das necessidades do público consumidor, como acesso ao transporte, pontos de alimentação, saúde e segurança para escolha de um PDV ou local de evento promocional.
  • Documentação: Criar um sistema de acesso rápido a partir de todos os colaboradores envolvidos na ação, em que todos possam visualizar as decisões

Esse é um dos maiores desafios da logística do marketing promocional. Muitas vezes, as campanhas são finalizadas em cima da hora, tornando a distribuição dos kits mais desafiadora. Por isso, é fundamental ter um parceiro logístico de confiança como a PostALL Log.

 

2- Escolha estratégica de locais

  • Visitas técnicas antecipadas: É importante iniciar o planejamento logístico meses ou anos antes de um evento ou da escolha de um ponto-de-venda (PDV), com visitas técnicas para avaliação de locais e necessidades específicas.
  • Localização Centralizada: A escolha de bases logísticas nas Olimpíadas em locais estratégicos, próximos aos centros de competição e com fácil acesso aos principais serviços nos remete à necessidade de manter a marca, os produtos e as divulgações distribuídos em lugares chave.
  • Infraestrutura Adequada: Seleção de PDVs e locais para eventos e distribuição com infraestrutura robusta que possam atender a múltiplas necessidades dos consumidores. No caso das Olimpíadas, o foco estava em ter por perto espaço para treinamento, recuperação e suporte técnico. Para as empresas, é importante verificar se outros pontos de interesse do cliente estão ao redor.

 

3- Privacidade e tempo ilimitado

  • Espaços Exclusivos: A criação de espaços exclusivos para os atletas, que oferecem privacidade e tempo ilimitado para treinamento, evitando a delimitação de horários e compartilhamento de áreas, foi uma escolha do COB. Para as empresas, a depender do público, é importante que seus PDVs e eventos também considerem toda a experiência de compra: organização, limpeza, pontos focais de produtos, iluminação, etc.
  • Personalização de Serviços: O COB pensou na adaptação de serviços para atender às necessidades individuais dos atletas, garantindo um ambiente personalizado e confortável. Nos PDVs, é importante investir em personalização, seja através de programas de fidelização, seja no atendimento, como oferecendo brindes, amostras, quitutes ou disponibilizando displays tecnológicos ou consultoria sobre os produtos.

 

4- Suporte integral aos atletas (ou aos colaboradores)

  • Serviços de saúde e bem-estar: Disponibilidade de serviços de fisioterapia, massoterapia e saúde mental, fundamentais para a recuperação e bem-estar estão sendo oferecidos aos atletas. Nas empresas, os colaboradores ocupam esse lugar. Pensar em benefícios e comissões é sempre uma boa escolha para manter o departamento motivado.
  • Apoio às necessidades que surgem: Algumas demandas acabam saindo do eixo de previsão na logística das Olimpíadas. Já no marketing, é essencial ter total apoio. A PostALL Log, por exemplo, oferece suporte aos seus clientes de logística promocional, tanto no que tange o setor comercial, quanto o de tecnologia.

 

5- Flexibilidade e adaptabilidade

  • Plano B para contingências: Preparação de planos alternativos para lidar com imprevistos, como mudanças climáticas, problemas de transporte ou saúde. No caso das marcas, é essencial pensar em imprevisibilidades com a logística, como alterações drásticas do clima ou tráfego de trânsito intenso fora do habitual para criar soluções eficientes.
  • Adaptação rápida: Capacidade de adaptação rápida a novas circunstâncias e desafios, mantendo a eficiência e a qualidade dos serviços. O insight também serve para pensarmos em campanhas que não performaram bem no início.

 

6- Coordenação e Comunicação

  • Comunicação eficiente: Na logística das Olimpíadas, houve o estabelecimento de canais de comunicação claros e eficientes entre todos os envolvidos, desde organizadores até atletas e suas equipes. Da mesma forma, o trade marketing deve manter comunicação eficiente com todos os envolvidos na produção de material e distribuição logística. A tecnologia tem sido um grande aliado nesse sentido.
  • Coordenação centralizada: Uma equipe de coordenação centralizada para monitorar e ajustar os planos logísticos em tempo real, garantindo uma resposta rápida a qualquer problema.

 

7- Tecnologia e inovação

  • Uso de tecnologias avançadas: Implementação de tecnologias avançadas para monitorar o fluxo de pessoas, equipamentos e veículos, otimizar rotas e reduzir tempos de espera. Na logística promocional da PostALL Log, oferecemos uma plataforma e App completos para que os clientes possam monitorar suas estratégias de marketing.
  • Soluções inovadoras: Desenvolvimento e aplicação de soluções logísticas inovadoras, como o uso de inteligência artificial para previsão e resolução de problemas. Aqui, não poderíamos deixar de falar da PostALL novamente, que dispõe inclusive de tecnologia personalizada pela equipe de TI para as demandas específicas dos clientes.

 

8- Experiência do passado

  • Aprendizado com jogos anteriores: Análise e incorporação de lições aprendidas na logística das Olimpíadas passadas, melhorando continuamente os processos logísticos.
  • Feedback contínuo: Coleta de feedback contínuo de atletas, organizadores e outros stakeholders para aprimorar as operações de logística nas Olimpíadas futuras.

 

Na PostALL Log, contamos com mais de 20 anos de experiência em logística promocional e, agora, estamos expandindo nossas operações para produtos acabados.

 

10- Sustentabilidade e responsabilidade social

  • Práticas sustentáveis: Implementação de práticas logísticas sustentáveis, minimizando o impacto ambiental do evento.
  • Engajamento comunitário: Envolvimento e apoio à comunidade local, garantindo que o evento traga benefícios duradouros para a região.

 

Cada um dessas estratégias demonstram como a logística nas Olimpíadas pode oferecer insights valiosos para serem aplicados em diversos setores e eventos de grande escala.

 

A presença das marcas nas Olimpíadas de Paris 

tênis de corrida em uma pista de atletismo nas olimpíadas

Nem só de logística vivem as Olimpíadas. E nem só de logística vive o marketing. Os Jogos Olímpicos 2024 prometem ser palco das principais marcas não só de material esportivo, mas de todas aquelas que querem se associar ao grande evento. Nike, adidas, PUMA e outras gigantes do setor se preparam para vestir a maioria das delegações, cada uma enfrentando desafios complexos para garantir que seus materiais cheguem no tempo e condições adequadas e tenham grande repercussão entre o público.

Algumas dessas marcas são clientes da PostALL Log no Brasil. A adidas, que é nossa cliente,  por exemplo, se juntou à Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSK) e lançou os uniformes do skate brasileiro, com arte original da artista visual Criola, para os Jogos Olímpicos de Paris.

 

Visibilidade e presença global nas Olimpíadas

Dentre as marcas nas Olimpíadas, a Nike estará presente em mais de 100 confederações, incluindo potências como Estados Unidos, China e Japão. Já a PUMA, segunda colocada no ranking de presença, vestirá 19 países. A Joma, com um acordo exclusivo com o Comité Olímpico Espanhol (COE), fornecerá kits para todas as modalidades da delegação espanhola, enquanto a Ashpool vestirá a França em mais de sessenta esportes olímpicos e paraolímpicos. 

Outras marcas como Asics, The North Face e adidas também terão presença significativa, com contratos abrangendo uma variedade de esportes e países.

As Olimpíadas 2024 serão, portanto, um verdadeiro teste de marketing e capacidade logística para essas marcas, onde a eficiência, a inovação e a capacidade de adaptação serão cruciais para o sucesso. Podemos extrair lições valiosas sobre gestão de grandes eventos, planejamento estratégico e operação em escala global através da logística nas Olimpíadas de Paris.

 

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