Setor testemunha aumento da presença de empresas de transporte e logística, refletindo o avanço do comércio eletrônico em todo o país.
A recente movimentação de investimentos na indústria do Nordeste está impulsionando uma busca crescente por galpões logísticos na região. Ao menos, é o que revela um estudo realizado pela consultoria imobiliária Binswanger Brasil, e que foi publicado em um artigo da InfoMoney. Este aumento na demanda é resultado direto dos investimentos anunciados por montadoras, empresas de energia e startups de tecnologia na área.
O estudo destaca a chegada da BYD, montadora chinesa apoiada por Warren Buffett, que está se instalando em Camaçari (BA), no local anteriormente ocupado pela fábrica da Ford. Esse movimento promete impulsionar a demanda por fornecedores da indústria automotiva por espaços logísticos na região, conforme aponta a Binswanger.
Outro exemplo citado no estudo é a presença da Stellantis, com investimentos em andamento em Pernambuco. No setor de energia, a Petrobras está retomando as obras da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, enquanto a Noxis Energy está estabelecendo uma refinaria no Ceará.
Mudança de cenário nos galpões logísticos do Nordeste
O perfil dos ocupantes de galpões logísticos no Nordeste tem passado por uma transformação significativa nos últimos anos. Anteriormente dominado pelo setor industrial, agora vemos um aumento da presença de empresas de transporte e logística, refletindo o avanço do comércio eletrônico em todo o país.
Em 2016, as indústrias de bens de consumo representavam a maioria dos ocupantes de galpões na região Nordeste. No entanto, em 2023, o panorama mudou, com o setor de transporte e logística assumindo a dianteira. O crescimento do comércio eletrônico, acelerado pela pandemia de covid-19, é um dos principais impulsionadores dessa mudança, juntamente com a redução da participação da indústria na economia local.
De acordo com os dados da Binswanger, em 2016, empresas de alimentos, bebidas e tabaco ocupavam a maior parte dos galpões na região, seguidas pelo setor de transporte, logística e varejo. Já em 2023, o setor de transporte e logística liderava o ranking, seguido pelos varejistas e empresas de comércio online.
Essa mudança no cenário dos galpões logísticos do Nordeste reflete não apenas uma transformação na economia local, mas também o ajuste das necessidades comerciais às novas demandas do mercado, com o comércio eletrônico desempenhando um papel cada vez mais crucial. A região, historicamente conhecida por sua indústria tradicional, está agora se adaptando às demandas de uma economia mais digital e globalizada.
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