Ir para o conteúdo
  • contato@postall-log.com.br
  • +55 (11) 3789-3260
  • | Whatsapp +55 (11) 94759-0199
  • Home
  • Quem somos
  • Nossas Soluções
    • PostALL Green
  • Certificações
  • Blog
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Fale com o DPO
  • Área do Cliente
    • POSTALLWEB
    • TRACKING
Menu
  • Home
  • Quem somos
  • Nossas Soluções
    • PostALL Green
  • Certificações
  • Blog
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Fale com o DPO
  • Área do Cliente
    • POSTALLWEB
    • TRACKING

Confira as datas estratégicas para o varejo em 2023

  • Home
  • Blog

Confira as datas estratégicas para o varejo em 2023

datas estratégicas para o varejo/ datas comerciais de 2023
  • PostALL Log
  • fevereiro 6, 2023
  • 1:41 pm

O ano de 2023 já começou, por isso, é importante começar a investir tempo e recursos no planejamento dessas datas para realizar campanhas de sucesso.

 

Algumas dessas datas comerciais de 2023 são as que se repetem ano a ano, nas quais o varejo já está familiarizado com o aumento do faturamento. Mas, para ter um desempenho ainda melhor, vale a pena traçar novas estratégias visando um desempenho mais eficaz.

 

 

Conheça as datas que mais movimentam o varejo

 

Páscoa, Dia das mães, Dia dos namorados, Dia dos pais, Dia das crianças, Halloween, Black Friday, Natal. Essas são algumas das datas estratégicas para o varejo em 2023.

 

Segundo Sebrae do Rio Grande do Sul, as vendas online, por meio de e-commerce, apenas para citar um exemplo, foram responsáveis por números grandiosos de faturamento para essas datas em 2021. Na Páscoa, foram vendidos R$64 milhões, no Dia das Mães R$6,4 bilhões, no Dia dos Namorados R$3,3 bilhões e no Dia dos Pais R$6,2 bilhões por esse canal online.

 

Essas principais datas comerciais têm um forte apelo à família e à compra de produtos relacionados a seu próprio universo. Nesse sentido, os varejistas podem e devem preparar campanhas combinando mensagens orientadas a apelos emocionais, adicionando ações promocionais. Quando essas duas estratégias se reforçam uma à outra, a decisão de compra ocorre com maior frequência.

 

Além dessas datas que acontecem ao longo do ano, o último trimestre do ano costuma ser muito movimentado para o varejo e as empresas tendem a lucrar bastante, principalmente em novembro com a Black Friday, segundo o portal e-commerce Brasil.

 

A Globo, por exemplo, fará uma estratégia inédita de promoções na Black Friday em 2022, com o programa ao vivo de vendas diretas “Vem que tem na Globo”, patrocinado por grandes varejistas brasileiras, mostrando que não dá mais para ignorar a importância desta data para o mercado ansioso por comprar com desconto.

 

Portanto, saber de antemão essas datas e o que os concorrentes têm realizado para alcançar públicos e gerar mais faturamento, é fundamental para antecipar as ações de 2023 e gerar novos resultados de vendas.

 

 

É necessário se preparar com antecedência

 

O planejamento é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer estratégia e se o varejo quer mais e melhores resultados, precisa começar a se preparar no final do ano anterior para o calendário comercial do ano seguinte.

De acordo com o portal e-commerce Brasil, é necessário criar um calendário de campanhas e de iniciativas para se ter uma visão global do que a marca pretende realizar ao longo do ano.

 

As datas comemorativas devem ser o final das campanhas, quando elas de fato ocorrem, e não o início do processo de construção das estratégias promocionais. Nisso, o planejamento de marketing desempenha um papel diferenciado, organizando ações e contratações necessárias, não deixando, assim, margem para os improvisos.

 

Portanto, o planejamento que precede as datas estratégicas para o varejo deve considerar a necessidade de contratação de temporários, assim como o treinamento dos atuais colaboradores, tendo em vista que, com o aumento das vendas, aumenta-se, também, a circulação de pessoas em pontos físicos.

 

Nesse sentido, é preciso também investir na comunicação integrada, ou seja, aquela que se conecta aos consumidores em diferentes canais e pontos de contato, digital e presencialmente. É o caso, por exemplo, de se investir em uma boa estratégia de PDVs, adequada às datas comerciais de 2023, para gerar melhores experiências de compras.

 

Para isso, contar com uma parceria de logística de materiais promocionais, como a PostALL, é imprescindível.

 

 

Fique atento às datas comerciais de 2023 em eventos locais

 

Assim como a realização da Copa do Mundo em 2022, alguns eventos sazonais ou locais impulsionam o mercado varejista. Em algumas regiões do país, esses eventos atingem milhares e até milhões de pessoas.

 

No estado do Pará, por exemplo, no mês de outubro ocorre o Círio de Nazaré, evento religioso e cultural que alcança mais de duas milhões de pessoas em apenas um dia de procissões nas ruas da capital Belém. Grandes marcas são patrocinadoras premium do evento e estão presentes na data há muitos anos, como o Bradesco e a Claro.

 

No Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha, em setembro, é um período tradicional e que movimenta o mercado na região. Outros eventos sazonais também são importantes para diversas capitais do país e têm um alto impacto de vendas, como o Carnaval.

 

Além das datas comerciais, vale a pena realizar um levantamento de eventos relacionados às estratégias varejistas e ao público consumidor das marcas. Em maio de 2023, no Rio de Janeiro, por exemplo, ocorrerá o primeiro WebSummit no Brasil, evento que é considerado o maior encontro de tecnologia do mundo.

 

Portanto, não faltam eventos, datas e momentos para o varejo se preparar e entregar o melhor de suas ações para atender a públicos cada vez mais ávidos ao consumo.

 

Calendário de datas estratégicas para o varejo em 2023

 

  • 21 de fevereiro: Carnaval

  • 08 de março: Dia da Mulher

  • 09 de abril: Páscoa

  • 14 de maio: Dia das Mães

  • 12 de junho: Dia dos Namorados

  • 12 de outubro: Dia das Crianças

  • 24 de novembro: Black Friday

  • 25 de dezembro: Natal

  • 31 de dezembro: Réveillon

 

 

Esteja preparado para as datas comerciais em 2023 com a parceria de uma operadora logística especializada em materiais promocionais para seu PDV. As datas estratégicas para o varejo exigem compromisso com prazo, acompanhamento em tempo real das entregas, espaço para armazenagem, operação sustentável e distribuição especializada. Converse com um consultor da PostALL Log. Ligue para (11) 3789-3260 ou envie e-mail para contato@postall-log.com.br.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
PrevAnteriorPor que contratar um serviço de logística para PDV?
PróximoComo se preparar para as mudanças no comportamento do consumidor em 2023Next

Posts recentes

  • Campanhas promocionais em larga escala: desafios para marcas que querem brilhar no PDV
  • Case de sucesso: como a PostALL Log ajudou a Adidas a destravar sua operação e garantir produtos nas lojas
  • Logística Verde: como a parceria entre PostALL Log e BIC zerou as emissões de carbono nos fretes promocionais
  • Como a BIC distribuiu e recolheu sua campanha com a eficiência logística da PostALL
  • Como a PostALL Log entrega eficiência: conheça o case de logística promocional do Grupo Nós

Categorias

  • Centro de distribuição
  • Logística
  • Marketing
  • Processos e Operações

Links Rápidos

  • Home
  • Quem somos
  • Nossas Soluções
  • Certificações
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • Fale com o DPO
  • Política de Privacidade

Onde estamos

COTIA | SP
Av. João Paulo Ablas, 420 Jardim da Glória | Cotia | SP

  • +55 (11) 3789-3260
  • +55 (11) 3030-1710
  • contato@postall-log.com.br
CD VARGEM GRANDE | SP
Rua Cristovam de Vita, 260
Galpão de 01 a 05
Vargem Grande Paulista | SP
  • +55 (11) 3789-3260
  • +55 (11) 3030-1710
  • contato@postall-log.com.br
CD JUNDIAÍ | SP Av. Nossa Sra. Auxiliadora, 831
Bairro dos Fernandes | Jundiaí | SP
  • +55 (11) 3789-3260
  • +55 (11) 3030-1710
  • contato@postall-log.com.br
© Copyright – Postall Log
Todos os direitos reservados – ADM
Desenvolvido por smssites.com.br
  • Linkedin
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Ao acessar esse site, eu concordo e dou meu consentimento à PostALL Log para partilhar cookies e dados de acesso com sociedades do grupo, incluindo, mas não se limitando a afiliadas e subsidiárias, para finalidades descritas na Política de Privacidade. Eu li, compreendi e concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso. Leia mais Saiba mais
RecusarAceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR