Gigante da papelaria global com vasta atuação no Brasil alcançou resultados importantes ao mudar seu operador logístico para PDVs
Escolher um operador de logística para PDV é uma tarefa desafiadora. Isso porque é preciso levar em consideração não somente a qualidade do serviço especializado, como também a abrangência (com montagem adequada dos kits, capacidade de armazenamento, transporte e distribuição), além das demandas do novo cenário do consumidor, com logística reversa, frete ESG e tecnologia para acompanhamento de entregas.
Por isso, é fundamental ter uma equipe gerencial focada em perceber essas questões para que as melhorias sejam realizadas de forma rápida e eficiente, de modo a evitar perdas. Foi atentando a esses pontos que uma gigante da papelaria global, que tem no Brasil seu segundo maior mercado do mundo, decidiu trocar seu fornecedor no país. Confira o que levou a empresa a mudar sua logística para PDV.
Problemas recorrentes
Você fecha uma parceria de logística para PDV, fica muito animado no início, mas, ao longo do tempo, se depara com problemas recorrentes. Não há escapatória. Quando um fornecedor começa a apresentar dificuldades regularmente, é hora de repensar.
Foi o que aconteceu com a empresa de papelaria em questão. A companhia tinha um fornecedor de logística para PDV há 15 anos, mas que vinha apresentando muitos problemas. O sentimento na empresa era de insatisfação total, principalmente pelo fato de que o Operador Logístico (OL) em questão não tratar os problemas e não dar sinais de melhorias.
Esses transtornos aconteciam, sobretudo, em relação ao tratamento de ocorrências e atrasos nas entregas, que ocasionaram situações delicadas, como adiamentos no recebimento de materiais nos pontos de venda, em pleno período de campanha especial. Mas não parava por aí. Outras situações contemplavam a falta de controle e o baixo investimento em tecnologia aplicada nas operações e na gestão.
Foi nesse cenário que a PostALL Log participou de uma concorrência de orçamento para a operação mais importante do ano na empresa, a volta às aulas, que acontece anualmente. De acordo com Marcio Souza, Gerente de Novos Negócios da operadora logística, o processo foi um sucesso e o negócio foi fechado rapidamente em regime experimental.
Parceria para além do planejado
Com a PostALL, a gigante da papelaria global colheu excelentes resultados na campanha de volta às aulas. A satisfação foi tamanha que, em junho de 2020, a empresa convidou a parceira para participar da concorrência de toda a operação do negócio, já que fazia mais sentido centralizar as operações em um único fornecedor, que já havia provado sua confiabilidade.
Esse processo durou quatro meses, com várias fases e apresentações em inglês, reportando diretamente ao time de compras do México. Foram diversas elaborações de conteúdos para propostas técnicas e um intenso contato com o time de trade marketing para demonstrar toda a capacitação técnica e estrutural da PostALL Log.
O esforço foi recompensado. A empresa global optou pela PostALL e, então, transferiu a ela toda a operação de logística para PDV da empresa no Brasil.
Mudança que faz diferença
Após um ano de contrato, hoje a PostALL dedica um time 100% voltado à empresa, que apresenta diversas soluções e ideias para realizar a gestão das operações de forma precisa e sem transtornos, diferente de como era no passado com o outro fornecedor. Uma das avaliações feita pela empresa é de que eles “não tinham noção que seriam tão bem assistidos”.
A operação hoje conta com tecnologia embarcada e leva dados precisos e confiáveis para a tomada de decisão do cliente. “Isso tudo sem que eles tenham que mergulhar nas operações logísticas para obterem dados. Afinal, esse é o nosso lema aqui na PostALL: o cliente tem muita coisa para tratar, deixe a logística conosco”, defende Marcio.
Recentemente, a PostALL realizou um evento para receber os principais fornecedores de materiais do cliente, com o objetivo de acolhê-los e encontrar saídas para problemas que são pertinentes às operações. Esse tipo de iniciativa ajudou a melhorar ainda mais a prestação de serviços e aumentou a confiança no fornecedor.
Outros motivos para trocar de fornecedor
Avaliar os resultados do fornecedor de logística para PDV é importante para entender como está a performance na entrega de materiais promocionais. Além disso, é necessário verificar se o fornecedor está comprometido e agregando valor aos negócios, de forma propositiva. Antecipar soluções ajuda a reduzir problemas no futuro e a diminuir o impacto de custos e perdas.
Além disso, outro motivo importante para trocar de fornecedor de logística de material de PDV ocorre quando o atual não leva projetos de inovação e não entrega resultados satisfatórios. A mesma lógica vale para quando a empresa contratante está aumentando suas operações e abrangência e o fornecedor atual não apresenta nenhum planejamento para absorver o crescimento.
Ainda é hora de repensar seu parceiro quando as ações promocionais ganham caráter estratégico, como a atividade de positivação e ações de campo / trade marketing. Se o fornecedor de logística para PDV não garante a melhor gestão dos serviços logísticos conforme o planejado, é o momento de se voltar novamente ao mercado logístico.
Por fim, sobretudo no cenário atual, é importante contar com fornecedores que tragam iniciativas sustentáveis, além de oferecer tecnologia de ponta para acompanhamento do processo.
Logística para PDV: por que escolher a PostALL Log
A PostALL é uma fornecedora especializada em logística para PDV, que oferece excelência nos processos de ponta a ponta. Desde o acompanhamento de produção dos materiais com fornecedores estratégicos, recebimento e conferência, armazenagem, cuidado na montagem dos kits, até a oferta do Frete ESG, passando pela capacidade de entregar corretamente, dentro do prazo e com atendimento personalizado, a PostALL tem provado que é a melhor opção do mercado.
A empresa faz compensação de carbono para os clientes que atende, um diferencial competitivo tanto para quem contrata, quanto para quem presta os serviços. Além disso, sua solução tecnológica permite tranquilidade no monitoramento dos processos e garantia de qualidade para as demandas de cada cliente. Por fim, a PostALL ainda oferece um projeto de economia circular que tem como objetivo transformar materiais obsoletos em insumos para produção de novos materiais.
Sentiu que está na hora de trocar seu fornecedor de logística para PDV? Entre em contato com a PostALL Log. Ligue para (11) 3789-3260 ou envie e-mail para contato@postall-log.com.br.