Empresas vêm adotando iniciativas de neutralização de CO2 para reduzir o impacto ambiental
Você já viajou e recebeu aquele e-mail da companhia aérea para neutralizar o carbono do voo? Já solicitou um carro por aplicativo e ficou diante da opção para compensar CO2? Isso significa que, em alguma medida, você já teve contato com o mercado de compensação de carbono.
A iniciativa tem crescido à medida que empresas buscam cada vez mais responsabilidade em suas atuações. Tanto na perspectiva social quanto na ambiental, elas têm voltado grande atenção para os seus processos internos e de governança, visando garantir que essa responsabilidade aconteça dentro e fora do ambiente corporativo. É nesse cenário que a compensação de carbono tem ganhado espaço.
Não seria por menos. 4 em cada 5 brasileiros declaram que é importante a atuação de empresas e marcas em ações relacionadas ao meio ambiente, panorama social e governança. Os dados são da pesquisa realizada em parceria com o Google, MindMiners e Sistema B Brasil em setembro de 2022.
O relatório ainda diz que gerar valor a partir de temáticas ambientais aumenta a intenção de compra. Portanto, lutar pela sobrevivência do ecossistema, hoje, também significa buscar a sobrevivência – e prosperidade- das organizações.
Por que o carbono?
Vamos colocar de forma simples. As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) poluem a atmosfera e causam o fenômeno do aquecimento global. Um dos gases mais emitidos é o dióxido de carbono (CO2), a partir da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) em atividades agropecuárias, industriais, de construção e transportes.
Com a emissão desses gases poluentes, incluindo o carbono, a camada de ar que envolve a terra fica mais quente e desregula o clima, causando as mudanças climáticas. Isso provoca uma crise ambiental no mundo inteiro e alguns dos efeitos são frequentemente vistos recentemente, como tempestades, inundações e catástrofes.
Por isso, é importante que as empresas tracem estratégias para reduzir as emissões de CO2. Essas ações são chamadas de “mitigações”, porque elas visam diminuir a emissão, mas não as eliminam por completo, já que toda atividade humana impacta o meio ambiente.
O que é compensação de carbono?
Os sinônimos para a palavra “compensar” são equilibrar, balancear, neutralizar. Dessa forma, compensar é o ato de ajustar algo que está desigual.
Por exemplo, se você gastar mais dinheiro do que tem em conta, seu extrato ficará com saldo negativo. Para compensar isso, será preciso depositar uma quantia com a finalidade de cobrir o que ficou faltando. A mesma lógica vale para a compensação de carbono.
As emissões de CO2 produzidas pelas atividades geram um saldo negativo na atmosfera, porque aumentam o aquecimento global. Para reduzir esse dano, é preciso compensar o que foi lançado para a atmosfera. Isso ocorre por meio da redução das emissões ou através da compra de créditos de carbono, deixando assim o saldo positivo.
O que são créditos de carbono e como compensar?
Com o objetivo de reduzir os efeitos das mudanças climáticas, empresas e indivíduos podem fazer a compensação de carbono por meio da redução de suas emissões, incorporando práticas sustentáveis às suas atividades, ou na compra de créditos de carbono. Para isso, existem dois mercados de compensação de carbono: o regulado e o voluntário.
O mercado regulado surgiu com o Protocolo de Quioto e opera a partir de acordo entre os países mais poluentes do mundo, que são os desenvolvidos. Nesse acordo, as nações compensam suas atividades em países subdesenvolvidos para atender as metas globais de redução estabelecidas pela Convenção das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).
Já o mercado voluntário, como o nome sugere, são práticas de compensação de carbono feitas por conta própria pelas empresas, ONGs e demais entidades. Elas promovem a redução das suas emissões ou da compra e venda de créditos. Cada crédito de carbono equivale a 1 tonelada de CO2 não emitida na atmosfera.
Dessa forma, ao se reduzir as emissões ou comprar créditos, a instituição ou o indivíduo compensará carbono. Um exemplo desse uso é através da empresa de logística para materiais promocionais PostALL LOG. A companhia adota práticas de compensação de carbono e atraiu a atenção de clientes em busca de resultados ESG através da parceria com fornecedores sustentáveis.
Compensação de carbono na logística
Para reduzir as emissões de carbono, as empresas devem modificar seus processos e torná-los menos poluentes. Uma forma eficiente de fazer isso é através de práticas sustentáveis para reduzir os danos ao meio ambiente, se aliando a parceiros e fornecedores que fazem o mesmo.
O transporte é uma atividade que emite carbono, seja ele terrestre, fluvial ou aéreo. Na logística para materiais promocionais, por exemplo, o transporte, a distribuição e o armazenamento de itens de Ponto de Venda (PDV) também geram emissões de CO2.
Por isso, algumas ações devem ser mantidas por essas empresas. Inclusive foi assim que, visando contribuir com o meio ambiente, a PostALL Log passou a atuar com compensação de carbono na logística para materiais promocionais. Isso porque a sustentabilidade é um dos pilares que norteiam a atuação da empresa.
O programa de “frete ESG”, promovido pela PostALL Log, oferece a cada veículo contratado através dessa modalidade a Certificação Tesouro Verde personalizada para cada cliente. Além disso, a empresa mantém processos de separação de materiais recicláveis e presta apoio para instituições que atuam na preservação do meio ambiente.
A boa notícia é que ela não está sozinha. Pelo contrário. Daqui pra frente, cada vez mais, será exigido dos negócios uma preocupação genuína com as práticas ambientais. Os consumidores já passam a escolher as marcas que estão conectadas com essas questões e valores.
Tem interesse em ser parceiro de uma empresa de logística para materiais promocionais que oferece certificação de compensação de carbono para seus clientes? Converse conosco. Ligue para (11) 3789-3260 ou envie e-mail para contato@postall-log.com.br.