Atividade é altamente especializada e precisa ser feita por empresas com ampla experiência no mercado
Por si só, a logística já é uma atividade que exige qualidade em todas as etapas do processo. Em se tratando de logística de material promocional para PDV, essa exigência se torna ainda maior.
Isso porque não basta apenas entregar uma determinada carga ou material, é preciso que a armazenagem, a embalagem e o manuseio sejam realizados de forma especializada para chegar em bom estado, com as demandas específicas, na quantidade e no local corretos, sempre dentro do prazo.
Nesse cenário, preparamos esse material para que você possa ficar atento ao processo logístico de material promocional para PDV e avaliar os pontos críticos dessa jornada.
Mas o que é logística de material promocional para PDV?
É a realização da atividade logística para materiais de campanhas de marketing, tais como vendas, promoções e ativações nos pontos-de-venda (PDV). Essa atividade pode ser desenvolvida pela empresa de logística desde o planejamento até a preparação de relatórios de performance junto a agências e anunciantes.
Esse é o caso da PostALL Log. Na empresa, que é especialista no ramo, a logística de material promocional para PDV está completamente voltada para executar ações de positivação, tais como montagem de displays, racks e amostras de produtos de interesse à saúde. Essa atividade é diferente de outras demandas logísticas e exige especialização, treinamentos e experiência de equipe para lidar com cada demanda de forma customizada.
A companhia tem o compromisso de oferecer o que há de melhor no segmento logístico, em busca constante por inovação e entrega das melhores soluções. Ao longo de seus 20 anos de experiência, a PostALL desenvolveu uma estrutura inteligente, com instalações pensadas nos mínimos detalhes para armazenar, manusear, embalar e distribuir diversos tipos de itens, desde materiais promocionais até produtos relacionados à saúde, com autorização da ANVISA.
Por que esse tipo de logística exige diferente expertise para ser realizada?
Para esse tipo de serviço, é necessário um amplo conhecimento da área, bem como deve-se prezar por atender cada cliente de forma personalizada.
Além disso, os materiais que vão para a logística são desenhados de acordo com cada campanha de marketing, logo, haverá uma preparação especial para cada carga.
Isso envolve uma expertise da equipe, que deve ser treinada para separar, embalar e despachar esse tipo de materiais, atuando para que o armazenamento seja feito com controle de qualidade. Dessa forma, também, a distribuição e o bom manuseio são essenciais para que os materiais promocionais cheguem ao PDV de forma impecável.
O que deve ser levado em consideração ao contratar um operador logístico para PDV?
1. Pontualidade
A pontualidade é requisito de permanência para qualquer empreendimento no mercado logístico. Para saber se é um critério que o parceiro atende, é preciso observar, na sua contratação, quais são as alternativas de transporte que a empresa oferece para realizar as entregas.
Por exemplo, na PostALL, as entregas podem ser realizadas de três formas: aéreo, rodoviário e transporte dedicado. O meio aéreo é muito utilizado em casos de urgência, onde se busca o melhor custo x benefício para o cliente. Já, por meio rodoviário, são realizadas em horário comercial pelos parceiros de transporte com melhor custo.
O grande diferencial no quesito entrega e pontualidade da logística de material promocional para PDV da PostALL é o transporte dedicado. Com uma frota própria, a empresa se diferencia da maioria de seus concorrentes e traz mais flexibilidade e rapidez em suas operações.
2. Capacidade tecnológica
Uma outra característica importante que deve ser observada é a capacidade tecnológica do parceiro, tanto para solicitação de pedidos quanto para rastreamento. Isso porque é comum que os gestores fiquem perdidos quanto aos desafios que ocorrem em meio ao trajeto ou, ainda, incompatibilidade de dados entre a loja e a operadora logística.
Na PostALL, é possível ter acesso a ambos os serviços por meio do app Web Delivery, que registra as entregas em um banco de dados atualizado em tempo real. Dessa forma, os clientes conseguem ter uma visão rápida e precisa de suas peças. “Somos obcecados por programação e sistemas, por isso entregamos as melhores alternativas para os nossos clientes”, afirma Fabio Prado, Gerente de T.I. da organização.
3. Infraestrutura
Além disso, é preciso observar a infraestrutura física. Aliás, é lá que os produtos serão armazenados e manuseados. Então, é importante verificar a capacidade da empresa logística, como o tamanho e a quantidade de centro de distribuições. Na PostALL, são 3 centros, mais de 21 mil m2 de área dedicada, 25.000 posições pallet de armazenagem e 28 docas para recebimento e expedição. Tudo isso aliado à tecnologia para realizar a melhor logística de material promocional para PDV.
4. Sustentabilidade
Com a Agenda ESG cada vez mais em alta, é urgente que as empresas optem por parceiros sustentáveis, sobretudo em uma atividade em que o uso de transporte é constante e essencial. Nessa análise, é preciso verificar se os parceiros têm cuidado com o meio ambiente e se praticam ações para reduzir as atividades poluentes. Práticas de ESG e certificações de qualidade deixaram de ser tendência e viraram requisito para atuar na área.
Nesse cenário, a PostALL está à frente e possibilita aos clientes a compensação de carbono dos gases de efeito estufa emitidos pelos fretes, assim como realiza a logística reversa de materiais que não podem ser descartados no meio ambiente, num esforço de colaboração com o planeta para deixar marcas positivas e sustentáveis.
5. Experiência
Tempo de atuação no mercado e conhecimento amplo e aprofundado do ramo de logística para PDV são atributos que devem contar bastante ao se contratar um parceiro, já que esse tipo de serviço é um trabalho delicado, que exige atenção aos mínimos detalhes.
A PostALL tem os dois. São mais de 20 anos de experiência em logística, contando com os melhores profissionais do mercado, que recebem treinamentos e certificações continuamente para realizarem os melhores serviços de logística promocional.
PostALL LOG é a melhor opção: quem testou aprova
A PostALL LOG realiza um grande investimento na experiência do cliente, buscando sempre atender suas necessidades em primeiro lugar.
É o que atesta o departamento de Visual Merchandising de Franquias da Natura, parceiro de logística de material promocional para PDV da empresa, em depoimento sobre os nossos serviços: “O atendimento está sendo incrível. Vocês são maravilhosos!”.
Outros parceiros também observaram que cumprimos com um elemento crucial na área: pontualidade e qualidade. “Acabei de receber a vitrine de pais e não poderia deixar de parabenizá-los! Tudo muito bem embalado e separado por tamanho”, declara o departamento de atendimento da The Body Shop.
Por sua vez, o setor de Supply Chain e logística da Blackhawk Network destaca a disponibilidade e flexibilidade da PostALL LOG. “Muito obrigado pelas negociações internas para atender aos prazos!”, agradece.
Esses são atestados da qualidade que a PostALL LOG imprime e realiza todos os dias. Temos compromisso na entrega dos melhores serviços de logística de material para PDV. Faça uma cotação por telefone ou e-mail. Ligue para (11) 3789-3260 ou envie uma mensagem para contato@postall-log.com.br e conheça nossos serviços.