Ao passear de carro, ao navegar pelas suas redes sociais, ao sentar em uma sala de espera de um consultório, sua atenção vai em primeiro lugar para aquilo que os olhos acham mais interessante.
Mesmo ao avaliar uma refeição antes de comer, você julga previamente pela aparência. Ainda que o prato exale um aroma delicioso, se o aspecto não for atraente, você desiste de provar. Isso ocorre porque a visão é nosso principal sentido e, justamente por isso, ter novas ideias e investir em um ponto de venda (PDV) criativo vai te tornar irresistível para o consumidor.
Quem afirma isso é Regina Blessa, uma das maiores autoridades da área de trade e merchandising e autora de livros de sucesso do setor de marketing. “Durante a compra, a visão é o primeiro sentido humano responsável pelo processo de escolha, pois é o primeiro estímulo que faz o cérebro reagir na direção do produto”, argumenta.
Nesse cenário, é fundamental buscar iniciativas criativas que sejam capazes de convidar as pessoas à sua loja. Isso dará oportunidade para seus vendedores entrarem em ação, levará seu cliente a se interessar por uma gama maior de produtos e tornará seu negócio mais lucrativo.
Por isso, propomos 5 ideias para potencializar suas vendas através de tendências criativas na loja. Confira:
1. Diversifique sua loja
Para ter um PDV criativo, você deve evitar manter o mesmo layout e a mesma estratégia de vitrinismo durante o ano inteiro. Uma forma simples de oferecer inovações nessa área é usar as datas comemorativas, sobretudo aquelas mais relacionadas ao seu negócio e que geram mais consumo.
Nesse sentido, se você tem uma empresa de roupas e cosméticos, por exemplo, poderá criar nichos expondo produtos que combinam entre casais nas proximidades do dia dos namorados. Outro exemplo é espalhar ideias de bilhetes e cartões emocionantes perto dos produtos mais vendidos no dia das mães, quem sabe seus clientes se inspiram! Por fim, você pode criar espaços instagramáveis para as pessoas registrarem e compartilharem sua marca com seus seguidores.
2. Use QR Code criativamente
Os QR Codes surgiram há vários anos, mas seu uso foi intensificado pela pandemia. A necessidade de não tocar em objetos a fim de evitar contaminação fez com que essa tecnologia se tornasse popular, sendo comumente usada por uma ampla esfera de públicos de todas as idades e classes sociais.
Os restaurantes foram pioneiros, disponibilizando seus cardápios através desse recurso, mas agora outros tipos de negócios encontram vantagens nessa tecnologia. Um PDV criativo pode contar com QR Code para autoatendimento, cadastro, promoções, escolha de itens e realização de pagamento.
3. Ofereça uma experiência incrível a seus clientes
A experiência do cliente toca todos os contatos que um consumidor tem com a sua marca. Desde o outdoor que o cliente observa na rua até o momento em que finaliza a compra, a jornada do público deve ser planejada. Isso significa que se uma pessoa toma a decisão de ir à loja através de um anúncio no Instagram, por exemplo, o PDV criativo deve dar continuidade à experiência para levá-la ao pagamento e, posteriormente, à fidelização.
Uma boa ideia nesse contexto seria investir em um atendimento diferenciado. Veja algumas propostas:
- Sirva café, pequenos chocolates, água ou champagne durante a visita do cliente
- Faça um atendimento personalizado: pergunte preferências, estilo, momento atual que levou a procurar a loja. Assim você poderá dar mais opções de acordo com a realidade do cliente. Cuidado para não parecer um inquérito! Converse de forma espontânea.
- Não sufoque seu consumidor, dê um recado inicial simpático, claro e deixe-o à vontade. É preciso dar espaço para a compra.
- Torne o ambiente confortável e aconchegante. Nada de luz em excesso, música muito alta, cheiros muito fortes.
- Surpreenda-o na hora do pagamento com um cartão fofo, um brinde, um desconto para a próxima aquisição, um vale-presente, etc.
Abuse da criatividade e lembre-se que cada momento que o consumidor passa com a sua marca é precioso e poderoso!
4. Uma vitrine criativa para um PDV criativo
Se o cliente não tem a meta inicial de entrar na sua loja, quem vai “convidá-lo”a dar uma passadinha é a sua vitrine. O PDV criativo só é possível através de uma apresentação diferenciada. Que tal dar uma olhada nas outras lojas e tentar fazer diferente?
No natal, por exemplo, é comum os pontos de venda usarem decoração com Papai Noel e neve caindo pelas vitrines, enquanto no Brasil nem há neve na maior parte do país. Nesse caso, para se diferenciar, você pode investir em um natal mais tropical, com sol, praia e uma Mamãe Noel no lugar do personagem masculino. Outra ideia seria o bom velhinho mais urbano ou até mesmo um papai noel jovem e descolado que distribui presentes de sua marca.
Não exagere nos elementos da vitrine para não causar uma poluição visual, dê destaque apenas aos produtos principais da campanha, faça uma iluminação interessante e tome cuidado com contrastes de cores. Se os produtos a serem exibidos são coloridos ou estampados, providencie um fundo de uma cor só.
5. Traga conceitos inusitados
Objetos e decorações inusitadas são capazes de instigar o consumidor. Por exemplo, se você vende jóias, pode colocar mini móveis ou obras de arte junto aos produtos. Se vende livros pode pendurá-los ao invés de acomodá-los em prateleiras. Se tem uma concessionária de carros, pode expô-los embaixo de abajures e ao lado de mesas laterais e para mostrar ele representando o centro da casa. Uma TV ou porta-retratos mostrando a performance dos veículos também é bem-vinda.
Procure tornar seu PDV criativo exercitando ideias que os concorrentes não fazem. Ao invés de olhar negócios parecidos com o seu, você pode usar como referência as iniciativas feitas por empresas completamente diferentes da sua. Muita ideia boa pode aparecer daí!
Como colocar o PDV criativo em prática?
Colocar essas ideias em prática em todas as suas lojas pode ser uma tarefa desafiadora. Isso porque o ideal é que todos os pontos-de-venda emitam a mesma mensagem aos consumidores. A apresentação deve estar impecável e todos os objetos, grandes e pequenos, devem ser distribuídos com segurança, no tempo certo para realização da campanha e com montagem padronizada.
Para isso, você precisará contar com serviço de logística especializada para PDV que já disponha de uma estrutura inteligente, com instalações pensadas nos mínimos detalhes para armazenar, manusear, embalar e distribuir diversos tipos de produtos, desde materiais promocionais até produtos de merchandising relacionados à saúde, com atuação aprovada pela ANVISA.
Conheça a PostALL Log, uma empresa que conta com um time de experts em logística para PDVs e está em constante aprimoramento, dispondo de uma série de certificações internacionais. Quer entender como podemos te ajudar? Ligue para (11) 3789-3260 ou envie e-mail para contato@postall-log.com.br.