Veja o que é e como fazer para integrar os seus canais e atrair ainda mais clientes
Omnichannel pode até ser uma palavra difícil de falar, mas é fácil de compreender. Isso acontece porque vivemos diariamente em múltiplos meios e, muitas vezes, nem nos damos conta.
Também conhecida como omnicanal, a tática diz respeito à integração dos canais de comunicação, on e off-line, para criar uma experiência de consumo ao longo da jornada de compra.
Essa estratégia é essencial para qualquer negócio, já que estamos conectados continuamente, flutuando entre diversos meios (de compra, de comunicação, de entretenimento, etc), o que pode gerar tanto interação quanto dispersão.
Diante desse contexto, é fundamental conhecer de perto as mudanças no comportamento do consumidor e buscar uma aproximação com o público-alvo em diferentes pontos de contato, para que as campanhas os impactem no momento certo e no formato ideal.
Não por menos, as empresas que dominarem essa habilidade terão melhor desempenho em 2023. Entenda o assunto e reúna dicas para sua estratégia omnichannel.
De olho nos dados sobre omnichannel
De acordo com a Think With Google, as pesquisas por locais “aberto agora perto de mim” cresceram mais de 400% no mundo todo em comparação a 2021. Isso comprova que o retorno das pessoas ao universo físico no pós-pandemia está intimamente ligado ao mundo digital.
Ainda segundo a pesquisa, 93% dos brasileiros concordam que os criadores de conteúdo do YouTube oferecem as melhores informações sobre produtos e marcas. São os famosos “reviews” que comparam produtos e colaboram com o público para a decisão de compra.
Além disso, 31% dos consumidores pesquisados pela Google dizem que realizam mais buscas online antes de comprar para evitar problemas de estoque, inventário e frete.
Dessa forma, os dados apontam que criar táticas omnichanel é oportuno para integrar os negócios aos consumidores, já que eles estão mais propensos ao consumo ao fazerem pesquisas ativas e espontâneas no decorrer de suas compras.
Fica claro também que as pessoas não estão simplesmente migrando para o digital. Pelo contrário, elas estão em busca de uma experiência completa, que influencia diretamente nas compras no ponto de venda (PDV).
O impacto do digital nas vendas em lojas físicas
Grandes varejistas mundiais têm apostado na tecnologia para envolver seus clientes nos pontos físicos. Isso tem acontecido através da Internet ou por meio de softwares digitais acoplados em objetos, como óculos, cabides e espelhos. Macy’s, Amazon e Apple são exemplos de grandes empresas que começaram a investir há alguns anos.
Por meio de sensores, é possível gerar uma comunicação direta com os smartphones e oferecer anúncios personalizados enquanto os clientes circulam pelos departamentos, ofertando cupons de desconto ou sugerindo vídeos de avaliação para tirar dúvidas.
Essas tecnologias, conectadas aos materiais de PDV, podem fazer uma grande diferença na decisão de compra e afetar a relação do público com a marca. Os clientes podem escanear QR Codes em displays ou nas etiquetas e acrescentá-los às suas cestas de compras, oferecendo-lhes agilidade e economia de tempo.
Tudo isso são ações de omnichannel, que mostram a importância do digital nos pontos físicos. O uso estratégico dessa integração traz facilidades e benefícios imediatos na mente do consumidor, aumentando a possibilidade de lembrança de marca.
Mas não precisa ir tão longe para que sua empresa crie estratégias omnichannel. Fazer ações nas redes sociais ou investir em tráfego pago com objetivo de levar as pessoas à sua loja também são iniciativas omnichannel que estarão em alta em 2023.
Leroy Merlin alavanca vendas por meio de estratégias omnichannel
A Leroy Merlin, uma multiespecialista do lar que oferece produtos de construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem, se viu diante de um desafio: como melhorar as vendas durante a pandemia?
Com restrições aos pontos físicos devido à Covid-19, a empresa investiu em melhorar a experiência para o usuário online, tornando a sua jornada agradável e estratégica para compra no e-commerce.
Nesse sentido, a Leroy desenhou uma campanha de mídia paga no site para diminuir a flutuação de acesso ao longo das ondas da pandemia e, com isso, também, exibir os produtos disponíveis nos pontos de venda.
Dessa forma, com a reabertura do comércio, a consequência foi a melhoria da visibilidade para os produtos nas lojas físicas, que acabou impulsionando as vendas nesse ambiente, aumentando o fluxo de visitação em 36%, mostrando que a estratégia omnichannel tem capacidade de apresentar resultados efetivos para além do online.
Do digital ao presencial
Os negócios que pretendem atualizar suas estratégias de marketing devem lançar ações presenciais ligadas ao digital e vice-versa. A tendência omnichannel aponta que quanto mais integradas e múltiplas as possibilidades de conexão com o cliente, mais potencial de contato e venda terão as marcas.
Assim, o PDV ocupa um lugar de destaque, já que é por meio dele que grande parte do público segue consumindo presencialmente, ainda que fazendo pesquisas online durante o processo de compra.
Por isso, no digital ou no espaço físico, para que os clientes tenham uma experiência completa e percebam os benefícios do omnichannel, é fundamental ter parceiros de confiança.
De um lado, investir em um esforço de comunicação articulado, com agências comprometidas com o resultado, é fundamental. Do outro, montar uma operação que garanta a experiência completa de compra no PDV, será uma exigência para fechar o processo de venda.
Invista em sua logística de material promocional
Para cercar seu consumidor de ações que o conduzam do digital à compra presencial, é importante atender às suas expectativas. Isso inclui oferecer um PDV atrativo, com materiais promocionais que o envolvam no contexto da campanha. É aí que entra a PostALL Log. Realizamos serviços especializados de logística de PDV, de forma inteligente e que atrai cada vez mais clientes.
Entendemos que o omnichannel passa por um fluxo onde a loja será essencial. Proporcionar um cenário de encantamento do cliente depende, também, da operação logística de ponta dos seus materiais promocionais. Ligue para (11) 3789-3260 ou envie e-mail para contato@postall-log.com.br e conheça nossos serviços.