Diversos estudos têm mostrado que as transformações no uso da internet e das tecnologias digitais irão impactar o comportamento do consumidor em 2023, inclusive fora do digital. A pandemia também se revelou como um contexto que modificou os modos de comprar, de acessar conteúdos e de se relacionar socialmente.
Diante disso, estudos mostram que esses novos modos de comportamento apontam para tendências de consumo no varejo. Por isso, é importante conhecê-los a fim de incorporar os insights nas estratégias de negócios e fazer frente à concorrência. Veja a seguir como se preparar para esse novo mercado.
O comportamento do consumidor em 2023 vai ser impactado pelas transformações da última década
Segundo a Think with Google, plataforma do Google responsável por compartilhar dados sobre tendências comportamentais e culturais, o comportamento do consumidor e a relação com a internet mudaram nos últimos 10 anos.
Para se ter uma ideia dessa mudança, em 2012, 85% dos acessos a conteúdos online eram realizados diretamente dos computadores. Hoje, em 2022, o celular é o maior responsável por esse tráfego, alcançando quase 60% de acesso à web.
Com o avanço da tecnologia dos smartphones, seu uso cresceu e os compradores passaram a utilizar seus celulares para fazer pesquisas no momento de compras. Esse fenômeno, chamado pela Google de micromomentos, contou com 82% dos usuários de smartphones realizando pesquisas enquanto faziam compras nas lojas físicas, em 2015.
O cenário das compras presenciais se modificou relativamente com a pandemia da Covid-19, originada em 2020, e novos formatos e conteúdos vieram a reboque, impactando o comportamento do consumidor, com o aumento do acesso aos mais variados tipos de vídeos. Para se ter uma ideia, 7 bilhões de visualizações foram obtidas em vídeos com variações da palavra “iniciante” nos títulos.
Em 2021, com a vacinação e o encerramento do lockdown em diversas localidades, os consumidores estavam ávidos por experiências presenciais depois de um longo período de isolamento. Com isso, surgiram outras formas de consumo entre o online e offline convivendo mutuamente, com atividades presenciais, tais como shows e festivais, e a manutenção desses mesmos tipos de experiências no âmbito virtual. Hoje, estamos em um cenário propício ao omnichannel.
Essas mudanças afetaram e continuam afetando o comportamento do consumidor e suas formas de realizar transações, conhecer novas marcas, comprar e interagir com elas. A partir disso, o varejo tem investido em pesquisas para entender essas mudanças e adaptar os seus negócios para o novo momento.
Pesquisas no varejo apontam mudanças no comportamento do consumidor e tendências para 2023
De acordo com a pesquisa da Opinion Box em parceria com a Dito, que entrevistou mais de 2 mil pessoas em todas as regiões do país, de todas as faixas etárias e gêneros, há algumas tendências para o varejo em 2023 que as empresas precisam incorporar se quiserem chegar mais próximo aos seus públicos.
Essas tendências seguem as mudanças no comportamento do consumidor em sua interação com o e-commerce, canais físicos, marketplaces e redes sociais. Estar atento a elas pode trazer vantagens competitivas para as empresas e propiciar uma posição de destaque para as marcas nas mentes dos consumidores.
Omnichannel em alta
No uso de e-commerce e na relação deste canal com os pontos físicos de compra, a tendência é que ambos os meios continuem existindo de forma complementar e que os pontos físicos não desapareçam, como previam antigas pesquisas de mercado. Um dado que aponta isso é que 70% das pessoas fizeram compras em lojas físicas entre julho de 2021 e junho de 2022, de acordo com a pesquisa da Opinion Box com a Dito.
Essa tendência mostra que é preciso investir em estratégias de omnichannel, que são formas de alcançar o público em diversos pontos online e offline de forma integrada. Nesse aspecto, 84% dos consumidores pesquisados gostam dessa integração entre lojas físicas e online. Além disso, 87% disseram que pesquisaram preços na loja física e depois compraram na internet, e vice-versa, e 78% compraram na loja online e retiraram na loja física.
Decisão de compra é diferente em cada canal
Uma outra tendência no comportamento do consumidor em 2023 nas lojas físicas é a necessidade de investimento em estratégias sensoriais no PDV. Segundo a pesquisa, o comportamento muda nos pontos presenciais e 71% compraram porque podem ver, tocar e experimentar os produtos.
Já para quem compra online, o preço é um fator decisivo. 67% disseram ter comprado online por conta dos preços melhores. Como isso é importante e valorizado pelo consumidor, o valor do frete também acaba se tornando decisivo. De acordo com os dados, 73% desistiram de comprar por causa do frete.
Outros ambientes onlines importantes para a compra e que são fortes tendências para 2023, são as Marketplaces e as redes sociais. 90% disseram ter o hábito de comprar em marketplaces, que são lojas online as quais revendem produtos de vários lojistas, como as Lojas Americanas e o Submarino.
Quanto às redes sociais, as compras por esse meio aumentaram bastante. Entre as mais populares, estão o WhatsApp e o Instagram. 58% disseram ter comprado no WhatsApp e 47% no Instagram. O Facebook ainda se apresenta como um meio expressivo nesse âmbito, e 36% realizaram compras nessa rede. Youtube e Tiktok também aparecem na pesquisa, com 20% e 10%, respectivamente.
Experiência do cliente
Por último, é muito importante investir na tendência de personalização da experiência dos usuários nesses canais. 72% dos consumidores esperam que as empresas os abordem de forma individual e 73% preferem fazer compras com marcas que já tiveram experiências personalizadas previamente. Além disso, os usuários gostam de usar canais para atendimento ao consumidor que são mais individualizados, com o WhatsApp e os chats online.
Os novos perfis de consumidores e a importância de se aliar a parceiros estratégicos em 2023
De acordo com estudo do Sebrae Rio, “Consumidor do Futuro 2023”, elaborado pela WGSN, existem quatro perfis de consumidores que se destacarão no próximo ano, que são os antecipadores, novos românticos, inconformados e condutores.
- Os antecipadores têm um comportamento de consumo cauteloso e não gostam de imprevistos, como atrasos em entregas ou ausência de estoque.
- Os novos românticos são pessoas que levam em consideração aspectos emocionais, como o senso de comunidade, família e origem da matéria-prima.
- Já os inconformados são autossuficientes e valorizam os negócios regionais, assim como a produção ética e transparente na cadeia de produção.
- Por último, os condutores são pessoas multitarefas e seu comportamento de consumo demandam novas experiências, aventuras virtuais e diversão.
Estes perfis mostram como entender o comportamento do consumidor em 2023 será essencial para o varejo, principalmente na relação com as tendências de consumo apresentadas. Por isso, os empreendedores devem se utilizar dessas estratégias para se adequar à nova realidade.
Da mesma forma, é essencial investir em parcerias conectadas com os novos tempos, assim como a PostALL, que atua de forma personalizada na oferta da operação logística completa para PDVs, conectando tecnologia e experiências de qualidade para o consumidor intermediário e final, com excelência desde a separação dos kits até a entrega dos materiais promocionais.
Acompanhe o comportamento do consumidor em 2023 através de uma parceria logística de confiança. Conheça os nossos serviços, a tecnologia de ponta que utilizamos em todas as etapas da nossa cadeia de transportes e fale com um de nossos consultores. Ligue para (11) 3789-3260 ou envie e-mail para contato@postall-log.com.br.