O ano de 2023 já começou, por isso, é importante começar a investir tempo e recursos no planejamento dessas datas para realizar campanhas de sucesso.
Algumas dessas datas comerciais de 2023 são as que se repetem ano a ano, nas quais o varejo já está familiarizado com o aumento do faturamento. Mas, para ter um desempenho ainda melhor, vale a pena traçar novas estratégias visando um desempenho mais eficaz.
Conheça as datas que mais movimentam o varejo
Páscoa, Dia das mães, Dia dos namorados, Dia dos pais, Dia das crianças, Halloween, Black Friday, Natal. Essas são algumas das datas estratégicas para o varejo em 2023.
Segundo Sebrae do Rio Grande do Sul, as vendas online, por meio de e-commerce, apenas para citar um exemplo, foram responsáveis por números grandiosos de faturamento para essas datas em 2021. Na Páscoa, foram vendidos R$64 milhões, no Dia das Mães R$6,4 bilhões, no Dia dos Namorados R$3,3 bilhões e no Dia dos Pais R$6,2 bilhões por esse canal online.
Essas principais datas comerciais têm um forte apelo à família e à compra de produtos relacionados a seu próprio universo. Nesse sentido, os varejistas podem e devem preparar campanhas combinando mensagens orientadas a apelos emocionais, adicionando ações promocionais. Quando essas duas estratégias se reforçam uma à outra, a decisão de compra ocorre com maior frequência.
Além dessas datas que acontecem ao longo do ano, o último trimestre do ano costuma ser muito movimentado para o varejo e as empresas tendem a lucrar bastante, principalmente em novembro com a Black Friday, segundo o portal e-commerce Brasil.
A Globo, por exemplo, fará uma estratégia inédita de promoções na Black Friday em 2022, com o programa ao vivo de vendas diretas “Vem que tem na Globo”, patrocinado por grandes varejistas brasileiras, mostrando que não dá mais para ignorar a importância desta data para o mercado ansioso por comprar com desconto.
Portanto, saber de antemão essas datas e o que os concorrentes têm realizado para alcançar públicos e gerar mais faturamento, é fundamental para antecipar as ações de 2023 e gerar novos resultados de vendas.
É necessário se preparar com antecedência
O planejamento é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer estratégia e se o varejo quer mais e melhores resultados, precisa começar a se preparar no final do ano anterior para o calendário comercial do ano seguinte.
De acordo com o portal e-commerce Brasil, é necessário criar um calendário de campanhas e de iniciativas para se ter uma visão global do que a marca pretende realizar ao longo do ano.
As datas comemorativas devem ser o final das campanhas, quando elas de fato ocorrem, e não o início do processo de construção das estratégias promocionais. Nisso, o planejamento de marketing desempenha um papel diferenciado, organizando ações e contratações necessárias, não deixando, assim, margem para os improvisos.
Portanto, o planejamento que precede as datas estratégicas para o varejo deve considerar a necessidade de contratação de temporários, assim como o treinamento dos atuais colaboradores, tendo em vista que, com o aumento das vendas, aumenta-se, também, a circulação de pessoas em pontos físicos.
Nesse sentido, é preciso também investir na comunicação integrada, ou seja, aquela que se conecta aos consumidores em diferentes canais e pontos de contato, digital e presencialmente. É o caso, por exemplo, de se investir em uma boa estratégia de PDVs, adequada às datas comerciais de 2023, para gerar melhores experiências de compras.
Para isso, contar com uma parceria de logística de materiais promocionais, como a PostALL, é imprescindível.
Fique atento às datas comerciais de 2023 em eventos locais
Assim como a realização da Copa do Mundo em 2022, alguns eventos sazonais ou locais impulsionam o mercado varejista. Em algumas regiões do país, esses eventos atingem milhares e até milhões de pessoas.
No estado do Pará, por exemplo, no mês de outubro ocorre o Círio de Nazaré, evento religioso e cultural que alcança mais de duas milhões de pessoas em apenas um dia de procissões nas ruas da capital Belém. Grandes marcas são patrocinadoras premium do evento e estão presentes na data há muitos anos, como o Bradesco e a Claro.
No Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha, em setembro, é um período tradicional e que movimenta o mercado na região. Outros eventos sazonais também são importantes para diversas capitais do país e têm um alto impacto de vendas, como o Carnaval.
Além das datas comerciais, vale a pena realizar um levantamento de eventos relacionados às estratégias varejistas e ao público consumidor das marcas. Em maio de 2023, no Rio de Janeiro, por exemplo, ocorrerá o primeiro WebSummit no Brasil, evento que é considerado o maior encontro de tecnologia do mundo.
Portanto, não faltam eventos, datas e momentos para o varejo se preparar e entregar o melhor de suas ações para atender a públicos cada vez mais ávidos ao consumo.
Calendário de datas estratégicas para o varejo em 2023
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21 de fevereiro: Carnaval
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08 de março: Dia da Mulher
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09 de abril: Páscoa
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14 de maio: Dia das Mães
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12 de junho: Dia dos Namorados
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12 de outubro: Dia das Crianças
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24 de novembro: Black Friday
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25 de dezembro: Natal
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31 de dezembro: Réveillon
Esteja preparado para as datas comerciais em 2023 com a parceria de uma operadora logística especializada em materiais promocionais para seu PDV. As datas estratégicas para o varejo exigem compromisso com prazo, acompanhamento em tempo real das entregas, espaço para armazenagem, operação sustentável e distribuição especializada. Converse com um consultor da PostALL Log. Ligue para (11) 3789-3260 ou envie e-mail para contato@postall-log.com.br.