É comum circular por mercados, lojas e shopping centers e perceber o quanto o processo de compra tem mudado. O uso intenso das mídias sociais, o estilo de vida acelerado, as transformações nas demandas dos consumidores são somente alguns dos motivos que alteraram a forma como as pessoas interagem com o ponto de venda. Daí vem a necessidade de acompanhar as tendências de materiais de PDV.
Conseguir capturar a atenção nesses ambientes e contexto é um desafio para os profissionais que vão elaborar e executar as campanhas de marketing. Por isso, separamos algumas iniciativas que estão em alta em 2023. Confira.
Tendência 1: displays interativos
Se o assunto é universo digital, os displays são os reis nesse quesito. Com a conectividade, é possível elaborar campanhas personalizadas e interativas nesse formato.
Um display interativo com tecnologia touchscreen permite que os usuários personalizem sua experiência de compra, selecionando opções de produtos, cores e estilos que desejam. Além disso, podem explorar os detalhes e ver demonstrações em vídeo e interagir com os recursos em tempo real.
Os displays também podem utilizar os recursos de realidade aumentada, que permitem que o consumidor veja os produtos em 3D de forma mais imersiva. Um formato que vem sendo bastante utilizado são os jogos interativos, onde os clientes são convidados a interagir com o ambiente virtual, oferecendo informações úteis e lúdicas.
Com essa tecnologia, é possível explorar muitas outras possibilidades criativas e interessantes nas campanhas, desde um checkout de autoatendimento até um assistente virtual em formato de display.
Tendência 2: embalagens personalizadas
A personalização, já utilizada há algum tempo pelo marketing, vem se reinventando nos últimos anos. Como é uma prática muito utilizada por empresas para aumentar a visibilidade e o engajamento de seus produtos no varejo, é uma tendência que está sempre presente nas novidades desse mercado.
Essa atividade envolve a criação de embalagens personalizadas e diferenciadas, que chamem a atenção dos consumidores e comuniquem de forma clara e criativa os benefícios e atributos do produto.
Algumas das mais comuns focam no design criativo, personalização para datas comemorativas, como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, e personalização com tecnologia, como QR codes.
Apostar nessa tendência permite que as empresas se conectem emocionalmente com os consumidores e aumentem a chance de conversão em vendas.
Tendência 3: expositores de produtos
Uma loja pode ser composta de diversos setores e departamentos e os expositores de produtos ajudam na missão de organizar e dar destaque para o que está sendo ofertado. Eles permitem que o produto ganhe maior visibilidade, com iluminação e design atraente, ganhando capacidade de chamar a atenção, aumentar o interesse e gerar mais vendas.
Os expositores que saem do tradicional formato retangular ou quadrado, e apresentam formas inusitadas, como por exemplo, uma garrafa gigante ou um painel de LED, podem garantir o sucesso de uma campanha.
Vale também investir em outros recursos visuais, como acrílico, madeira e até metal para trazer um aspecto moderno e mais sofisticado para o PDV. O importante é compreender a mensagem que se quer passar e investir nessa tendência.
Tendência 4: materiais sustentáveis
Materiais ecologicamente corretos e recicláveis podem ser usados em displays e embalagens, mostrando que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Isso também pode aumentar a percepção positiva do consumidor em relação à marca.
Vale a pena destacar nos conteúdos textuais e visuais que o material é reciclado ou reutilizado. Alguns produtos sustentáveis que podem ser utilizados com frequência no PDV são o papelão com selo FSC, plásticos reciclados de oceanos e mares, além de tecidos orgânicos, como o algodão produzido sem o uso de agrotóxicos e pesticidas.
É importante conhecer a procedência de cada material utilizado, pois a sustentabilidade deve estar presente em toda a cadeia de produção e não somente em uma parte dela.
Tendência 5: QR codes
Seja para direcionar o consumidor para um site com informações adicionais sobre o produto ou até mesmo oferecer descontos e promoções, o QR code é um recurso fácil de ser acessado e barato em termos de custos orçamentários para as campanhas.
Veja três ideias para você usar os QR Codes e se adequar às tendências de materiais para PDV:
- Avaliação: utilizado para direcionar o consumidor a uma página onde ele pode avaliar o produto e deixar seus comentários e opiniões.
- Mapa de loja: ajuda a situar o consumidor no mapa da loja, facilitando a navegação e localização dos setores e produtos.
- Programas de fidelidade: o consumidor pode acessar uma página de cadastro em um programa de fidelidade, onde ele pode acumular pontos e obter descontos ou brindes.
O QR Code é um recurso fácil e disponível, que pode e deve ser explorado para contribuir para a experiência do cliente e para a estratégia de marketing como um todo.
Tendência 6: minimalismo
O minimalismo tem sido uma tendência forte nos últimos anos e se estende às tendências de materiais para PDV, pois colabora para dar destaque aos produtos em meio a multidão de tantos outros.
Menos às vezes é mais na hora de comunicar e utilizar esse recurso poderoso. Por isso, é importante pensar no minimalismo como uma carta na manga para campanhas com poucos recursos ou para aquelas que visem um público-alvo que valoriza a elegância.
Alguns elementos minimalistas são as cores neutras e a não utilização dos espaços em branco. A aplicação de materiais simples e sem muitos detalhes também colaboram para a estética minimalista, como o papelão e a madeira natural.
Tendência 7: multicanalidade
A integração dos materiais promocionais para PDV com outras plataformas, como redes sociais e e-commerce, é uma tendência que tem ganhado força.
Essa estratégia, também chamada de omnichannel, proporciona uma experiência de compra integrada e consistente. A ideia é oferecer aos consumidores várias opções de canais para interagir e comprar, de acordo com as suas preferências e necessidades.
Uma campanha de trade marketing precisa levar em conta essa tendência para tentar capturar a atenção dos clientes nos canais que lhe são mais convenientes. Para fazer a multicanalidade funcionar na prática, é necessário saber quais são os pontos de contato mais relevantes para o público-alvo. A partir disso, escolhe-se aqueles onde o impacto potencialmente será maior.
Os canais incluem:
- Lojas físicas
- Redes sociais
- E-commerce (site de compras)
- Apps (aplicativos móveis)
- Atendimento automatizado por robôs
- Ligações telefônicas
Os consumidores esperam uma experiência integrada entre esses meios e as empresas que se adaptam a essa tendência tendem a sair à frente da concorrência.
As tendências em materiais promocionais para PDV estão em constante evolução, indicando as mudanças crescentes no comportamento e nas preferências do consumidor. É preciso, portanto, inovar e chamar a atenção de maneira criativa e relevante. Por isso, as empresas que se mantêm atualizadas sobre as novidades – e as adotam em suas estratégias – têm mais chances de se destacar no mercado e aumentar suas vendas.
A PostALL Log trabalha com logística promocional e está sempre de olho nas tendências de materiais de PDV, acompanhando as mudanças do mercado e marcando o compromisso de ser um parceiro confiável e inovador.
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