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7 tendências de materiais de PDV para sair na frente da concorrência

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7 tendências de materiais de PDV para sair na frente da concorrência

Palavra-chave tendências de materiais de PDV
  • PostALL Log
  • agosto 3, 2023
  • 5:25 pm

É comum circular por mercados, lojas e shopping centers e perceber o quanto o processo de compra tem mudado. O uso intenso das mídias sociais, o estilo de vida acelerado, as transformações nas demandas dos consumidores são somente alguns dos motivos que alteraram a forma como as pessoas interagem com o ponto de venda. Daí vem a necessidade de acompanhar as tendências de materiais de PDV.

 

Conseguir capturar a atenção nesses ambientes e contexto é um desafio para os profissionais que vão elaborar e executar as campanhas de marketing. Por isso, separamos algumas iniciativas que estão em alta em 2023. Confira.

 

Tendência 1: displays interativos

Se o assunto é universo digital, os displays são os reis nesse quesito. Com a conectividade, é possível elaborar campanhas personalizadas e interativas nesse formato.

 

Um display interativo com tecnologia touchscreen permite que os usuários personalizem sua experiência de compra, selecionando opções de produtos, cores e estilos que desejam. Além disso, podem explorar os detalhes e ver demonstrações em vídeo e interagir com os recursos em tempo real.

 

Os displays também podem utilizar os recursos de realidade aumentada, que permitem que o consumidor veja os produtos em 3D de forma mais imersiva. Um formato que vem sendo bastante utilizado são os jogos interativos, onde os clientes são convidados a interagir com o ambiente virtual, oferecendo informações úteis e lúdicas.

 

Com essa tecnologia, é possível explorar muitas outras possibilidades criativas e interessantes nas campanhas, desde um checkout de autoatendimento até um assistente virtual em formato de display.

 

Tendência 2: embalagens personalizadas

A personalização, já utilizada há algum tempo pelo marketing, vem se reinventando nos últimos anos. Como é uma prática muito utilizada por empresas para aumentar a visibilidade e o engajamento de seus produtos no varejo, é uma tendência que está sempre presente nas novidades desse mercado.

 

Essa atividade envolve a criação de embalagens personalizadas e diferenciadas, que chamem a atenção dos consumidores e comuniquem de forma clara e criativa os benefícios e atributos do produto.

 

Algumas das mais comuns focam no design criativo, personalização para datas comemorativas, como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, e personalização com tecnologia, como QR codes.

 

Apostar nessa tendência permite que as empresas se conectem emocionalmente com os consumidores e aumentem a chance de conversão em vendas.

 

Tendência 3: expositores de produtos

Uma loja pode ser composta de diversos setores e departamentos e os expositores de produtos ajudam na missão de organizar e dar destaque para o que está sendo ofertado. Eles permitem que o produto ganhe maior visibilidade, com iluminação e design atraente, ganhando capacidade de chamar a atenção, aumentar o interesse e gerar mais vendas.

 

Os expositores que saem do tradicional formato retangular ou quadrado, e apresentam formas inusitadas, como por exemplo, uma garrafa gigante ou um painel de LED, podem garantir o sucesso de uma campanha.

 

Vale também investir em outros recursos visuais, como acrílico, madeira e até metal para trazer um aspecto moderno e mais sofisticado para o PDV. O importante é compreender a mensagem que se quer passar e investir nessa tendência.

 

Tendência 4: materiais sustentáveis

Materiais ecologicamente corretos e recicláveis podem ser usados em displays e embalagens, mostrando que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Isso também pode aumentar a percepção positiva do consumidor em relação à marca.

 

Vale a pena destacar nos conteúdos textuais e visuais que o material é reciclado ou reutilizado. Alguns produtos sustentáveis que podem ser utilizados com frequência no PDV são o papelão com selo FSC, plásticos reciclados de oceanos e mares, além de tecidos orgânicos, como o algodão produzido sem o uso de agrotóxicos e pesticidas.

 

É importante conhecer a procedência de cada material utilizado, pois a sustentabilidade deve estar presente em toda a cadeia de produção e não somente em uma parte dela.

 

Tendência 5: QR codes

Seja para direcionar o consumidor para um site com informações adicionais sobre o produto ou até mesmo oferecer descontos e promoções, o QR code é um recurso fácil de ser acessado e barato em termos de custos orçamentários para as campanhas.

 

Veja três ideias para você usar os QR Codes e se adequar às tendências de materiais para PDV:

 

  1. Avaliação: utilizado para direcionar o consumidor a uma página onde ele pode avaliar o produto e deixar seus comentários e opiniões.
  2. Mapa de loja: ajuda a situar o consumidor no mapa da loja, facilitando a navegação e localização dos setores e produtos.
  3. Programas de fidelidade: o consumidor pode acessar uma página de cadastro em um programa de fidelidade, onde ele pode acumular pontos e obter descontos ou brindes.

 

O QR Code é um recurso fácil e disponível, que pode e deve ser explorado para contribuir para a experiência do cliente e para a estratégia de marketing como um todo.

 

Tendência 6: minimalismo

O minimalismo tem sido uma tendência forte nos últimos anos e se estende às tendências de materiais para PDV, pois colabora para dar destaque aos produtos em meio a multidão de tantos outros.

 

Menos às vezes é mais na hora de comunicar e utilizar esse recurso poderoso. Por isso, é importante pensar no minimalismo como uma carta na manga para campanhas com poucos recursos ou para aquelas que visem um público-alvo que valoriza a elegância.

 

Alguns elementos minimalistas são as cores neutras e a não utilização dos espaços em branco. A aplicação de materiais simples e sem muitos detalhes também colaboram para a estética minimalista, como o papelão e a madeira natural.

 

Tendência 7: multicanalidade

A integração dos materiais promocionais para PDV com outras plataformas, como redes sociais e e-commerce, é uma tendência que tem ganhado força.

 

Essa estratégia, também chamada de omnichannel, proporciona uma experiência de compra integrada e consistente. A ideia é oferecer aos consumidores várias opções de canais para interagir e comprar, de acordo com as suas preferências e necessidades.

 

Uma campanha de trade marketing  precisa levar em conta essa tendência para tentar capturar a atenção dos clientes nos canais que lhe são mais convenientes. Para fazer a multicanalidade funcionar na prática, é necessário saber quais são os pontos de contato mais relevantes para o público-alvo. A partir disso, escolhe-se aqueles onde o impacto potencialmente será maior.

 

Os canais incluem:

 

  • Lojas físicas
  • Redes sociais
  • E-commerce (site de compras)
  • Apps (aplicativos móveis)
  • Atendimento automatizado por robôs
  • Ligações telefônicas

 

Os consumidores esperam uma experiência integrada entre esses meios e as empresas que se adaptam a essa tendência tendem a sair à frente da concorrência.

 

 

As tendências em materiais promocionais para PDV estão em constante evolução, indicando as mudanças crescentes no comportamento e nas preferências do consumidor. É preciso, portanto, inovar e chamar a atenção de maneira criativa e relevante. Por isso, as empresas que se mantêm atualizadas sobre as novidades – e as adotam em suas estratégias – têm mais chances de se destacar no mercado e aumentar suas vendas.

 

A PostALL Log trabalha com logística promocional e está sempre de olho nas tendências de materiais de PDV, acompanhando as mudanças do mercado e marcando o compromisso de ser um parceiro confiável e inovador.

 

Faça uma cotação por telefone ou e-mail. Ligue para (11) 3789-3260 ou envie uma mensagem para contato@postall-log.com.br e conheça nossos serviços.

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