Criar orçamentos é uma arte em qualquer área e na elaboração para os materiais de marketing para PDV não seria diferente. A tarefa se torna ainda mais desafiadora porque o processo de detalhamento dos itens, quantidades e preços é bastante minucioso e exige atenção.
Além do mais, a criação de materiais promocionais pode representar um grande investimento para as empresas, especialmente as de pequeno e médio porte. Contudo, isso não deve ser uma barreira, pois é possível aprender formas de otimizar o orçamento sem comprometer a qualidade ou o impacto de suas campanhas.
Por isso, na hora em que você estiver diante desse desafio, lembre-se que o que faz a diferença é conhecer as melhores práticas e criar boas propostas. Descubra por meio das 11 dicas que separamos pra você.
Dica 1: identificar e conhecer o público-alvo
Uma boa campanha terá um bom resultado se tiver o seu público-alvo bem definido. Essa é uma regra de ouro do marketing, por isso, antes de criar qualquer materiais de marketing para PDV, é importante saber a quem se direcionará os esforços de comunicação.
Algumas perguntas básicas podem ser feitas para definir e compreender esse público, como: quem tem mais probabilidade de se interessar pelos produtos e serviços que estão sendo ofertados? Quais são as necessidades e desejos que eles satisfazem? Quais são as suas características demográficas e como se comportam?
Para o refinamento e definição mais clara do público-alvo, uma boa estratégia é a criação de personas. As personas são perfis fictícios que descrevem as características, interesses e comportamentos típicos do público que se deseja atingir.
Esse primeiro passo ajudará a criar materiais que realmente ressoem com eles, aumentando a eficácia da campanha.
Dica 2: definir objetivos claros para a campanha
Os objetivos são a linha de partida para qualquer campanha. Em se tratando da elaboração de materiais de marketing para PDV, eles precisam estar conectados tanto com os objetivos estratégicos da organização quanto com os objetivos de comunicação.
Ainda que eles variem de acordo com a campanha, os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis e realistas. Alguns dos mais comuns para os materiais de marketing para PDV são:
- Aumentar o reconhecimento da marca (awareness)
- Fidelizar os clientes
- Melhorar a visibilidade do produto
- Estimular as vendas
- Testar a aceitação do produto
- Reforçar a imagem da marca
- Aumentar a participação de mercado
Esses objetivos podem variar de acordo com o produto, o mercado, o público-alvo e outras variáveis de marketing. Identificar qual objetivo é mais relevante para a campanha em questão e adaptar as estratégias de acordo com ele ajudará a garantir que seus materiais promocionais atendam aos objetivos organizacionais.
Dica 3: Escolher materiais de qualidade
Depois de compreender quem é o público-alvo da campanha e definir os objetivos de marketing, é hora de começar a entrar no orçamento propriamente dito.
Não é necessário escolher os materiais de marketing para PDV mais caros para obter resultados efetivos. No entanto, escolher aqueles que apresentam qualidade ajudará a garantir que durem por mais tempo e tenham uma aparência mais profissional, tornando o retorno financeiro mais certeiro.
O caminho é considerar a durabilidade. Os materiais escolhidos devem ser resistentes, especialmente se forem expostos ao sol, à chuva, à umidade ou a outros fatores externos. Materiais de baixa qualidade podem se deteriorar rapidamente, comprometendo a efetividade da campanha.
É preciso estar atento também a outros fatores, como a qualidade das impressões gráficas, observando a nitidez de cores e a legibilidade de textos e imagens. Além disso, é preciso se atentar à facilidade de instalação dos materiais e equipamentos, tanto para a equipe responsável pela instalação quanto para os clientes que precisam interagir com eles.
Uma dica extra na hora de escolher os materiais de qualidade é focar na escolha de materiais sustentáveis. Opte por materiais recicláveis que ajudem a reduzir o impacto ambiental da campanha.
Dica 4: encontrar fornecedores confiáveis de materiais promocionais
Não é tarefa fácil encontrar fornecedores que atendam às necessidades da campanha de maneira imediata, ágil e com qualidade.
Esse é um fator que pode afetar diretamente o orçamento das campanhas de materiais de marketing para PDV, pois um fornecedor que não entrega o prometido pode comprometê-la como um todo.
Antes de escolher um fornecedor, faça uma pesquisa de mercado para identificar as opções disponíveis. Verifique a reputação dos fornecedores, a qualidade dos materiais, os preços praticados e as referências de clientes anteriores.
Certifique-se de que o fornecedor tem capacidade suficiente para atender às demandas da sua campanha e verifique o prazo de entrega, a quantidade mínima de produção e a flexibilidade na comunicação e negociação.
Isso ajudará a garantir que seus materiais sejam produzidos, entregues no prazo, dentro do orçamento e não gere prejuízos para a campanha.
Dica 5: utilizar técnicas de impressão criativas
É possível criar materiais de marketing para PDV impactantes e sem gastar muito dinheiro com técnicas de impressão digital criativas.
A impressão 3D é uma dessas alternativas que utiliza tecnologia capaz de criar objetos tridimensionais a partir de arquivos digitais. Isso pode ser usado para criar produtos e brindes exclusivos para os clientes, aumentando o valor percebido do produto e a sua satisfação.
Já a impressão digital de um modo geral permite que os materiais promocionais sejam personalizados de forma rápida e econômica. Vale explorar a impressão em acrílico, como copos e garrafas, em PVC, muito utilizado para cartões de visita, e em tecidos, como na confecção de ecobags.
Essas soluções podem ajudar a criar materiais únicos e impactantes sem quebrar o banco.
Dica 6: reutilizar e reciclar materiais de campanhas anteriores
Se o assunto é reduzir impacto ambiental, implantar práticas ESG e colaborar com o planeta, então está na hora de considerar a reutilização dos seus materiais de marketing para PDV.
Ao invés de criar novos materiais promocionais para cada campanha, verifique a possibilidade de reutilizar e reciclar componentes e equipamentos antigos sempre que possível. Isso pode ajudar a economizar dinheiro e ainda ajudar o meio ambiente.
Banners e cartazes podem ser reutilizados em ações futuras, desde que não estejam danificados ou desatualizados. Lonas podem ser transformadas em brindes para clientes, como sacolas, bolsas, estojos e outros itens.
Com criatividade, o impacto no meio ambiente por ser reduzido assim como no orçamento também.
Dica 7: agregue materiais promocionais digitais
Já que o assunto é enxugar custos sem perder a qualidade, os materiais de marketing para PDV também podem e devem explorar o universo digital.
Imagens e vídeos para redes sociais, e-mails promocionais e anúncios online são algumas das possibilidades para complementar a campanha. Aliás, clientes adoram cupons de descontos, trocas premiadas e programas de fidelidade.
Se o seu PDV já possui telas ou monitores, aproveite-os para exibir conteúdo digital. Isso pode incluir vídeos promocionais, imagens e ofertas especiais.
A realidade aumentada pode ser usada para criar experiências interativas e envolventes no PDV. Isso pode incluir a exibição de informações de produtos e jogos interativos.
Esses materiais podem ser mais acessíveis e alcançar um público maior, especialmente para campanhas com um orçamento mais limitado.
Dica 8: faça parcerias com outras marcas
Você já ouviu falar em co-marketing? O co-marketing é uma estratégia de marketing em que duas ou mais empresas trabalham juntas para promover seus produtos ou serviços e você pode utilizá-la em suas campanhas.
Para reduzir custos e otimizar o orçamento, é possível fazer parcerias com outras marcas ou empresas que atendam ao mesmo público-alvo. Você pode encontrá-las participando de eventos do setor ou por meio de sua rede profissional.
Mas não apresente as ideias de mãos vazias. Desenhe a proposta numa apresentação empresarial que inclua detalhes sobre o que você deseja realizar e como pretende fazê-lo. É primordial que a proposta destaque os benefícios para ambas as empresas.
Essas medidas podem ajudar a reduzir custos e a expandir o alcance da campanha. É nessas horas que o networking faz toda a diferença para o seu negócio.
Dica 9: seja criativo com a distribuição de materiais promocionais
A distribuição de materiais de marketing para PDV ainda é uma das ações promocionais mais tradicionais vistas no mercado. Para ir além e torná-la mais criativa e barata, vale a pena pensar em outras maneiras de distribuí-las.
Ao invés de entregar os seus materiais promocionais de forma convencional, como em exposições ou dentro da loja, considere melhorar o impacto e participar de eventos patrocinados ou através de influenciadores digitais.
Ofereça também junto a eles, brindes personalizados com o logotipo da empresa, criando uma conexão mais pessoal com os clientes. Você pode também criar atividades interativas para distribuí-los, como jogos ou desafios que os clientes precisam completar para ganhar o brinde.
Essas experiências também são válidas para amostras. Se o seu negócio atua na área de alimentos, em vez de simplesmente distribuir produtos, pode ser interessante criar um bar de degustação ou uma demonstração de receita por telas digitais, por exemplo.
Essas estratégias podem ser mais eficazes em alcançar o público-alvo e aumentar o impacto da campanha sem custar muito dinheiro.
Dica 10: medir o sucesso da campanha
Medir o sucesso de campanhas anteriores é essencial para avaliar se as economias ou estratégias criativas compensaram a elaboração de orçamentos mais enxutos.
Conforme dito inicialmente, nem sempre os materiais de marketing para PDV mais caros são os melhores, por isso é fundamental medir a eficácia para analisar se elas funcionaram bem na prática.
Isso quer dizer que é importante verificar se o público-alvo pretendido foi alcançado e se houve uma boa interação com os materiais por parte deles. Além disso, é necessário compreender se os objetivos traçados foram conquistados.
Para isso, os indicadores a serem medidos não serão somente os financeiros, mas, também, os dados de alcance e impacto da campanha. Assim, será possível medir o sucesso para determinar se os materiais promocionais foram eficazes, se houve retorno sobre o investimento e ajudará a determinar quais ajustes podem ser feitos para campanhas futuras.
Dica 11: contrate um excelente operador logístico promocional
Digamos que você seguiu todas as dicas e passos fundamentais para a criação do orçamento otimizado para materiais de marketing para PDV, mas na hora de escolher a empresa de logística, optou por um operador que desconsidera os fatores orçamentários, deixando sua campanha mais cara.
Isso pode acontecer porque a logística de materiais promocionais é uma atividade delicada, que exige qualidade e checagem em todos os processos, para não criar empecilhos financeiros ao cliente. Atrasos, erros nos kits e danos físicos aos materiais estão entre os principais motivos que levam o cliente a perder dinheiro.
Portanto, se você chegou até aqui, para garantir que seus materiais promocionais sejam entregues no prazo e dentro do orçamento, a dica valiosa é contratar um operador logístico promocional confiável e eficiente, como a PostALL Log, que atua há mais de 20 anos nesse mercado e entende as necessidades de cada cliente.
Se o orçamento é sempre uma preocupação para as empresas, com uma estratégia sólida e cuidadosa e com parceiros confiáveis é possível otimizar a criação de materiais promocionais e obter resultados impactantes garantindo ótimos retornos.
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